Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Sebrae apresenta o perfil econômico de Esteio

28/03/2023

Créditos: Cristiane Franco

A economista-chefe da Fecomércio, Patrícia Palermo, apresentou nesta terça-feira (28) aos gestores públicos de Esteio o Diagnóstico Municipal – Análise de Indicadores e Dados, desenvolvido no âmbito do programa Perfil das Cidades Gaúchas. A atividade contou com a participação do prefeito Leonardo Pascoal e dos secretários municipais de Desenvolviemento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Costella, e de Governança e Gestão, Lílian Haigert. Na apresentação, Patrícia trouxe dados sobre o desenvolvimento do Município que poderão servir como base para o aperfeiçoamento ou promoção de novas políticas públicas.

Pascoal destacou a importância do levantamento, bem como a qualidade do material apresentado, e afirmou que a cidade está no caminho para garantir uma mudança em alguns dos índices, especialmente no que se refere à mão de obra qualificada e a desburocratização dos serviços. "Estudos como este nos dão a condição de observar, com atenção, situações que já reconhecemos e que precisamos nos dedicar mais. Nossa população, bem como nossa economia, sofreu mudanças nesses últimos anos, e precisamos estar atentos para acompanhar e promover ações que acompanhem nosso desenvolvimento. Acredito que ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo", observou o prefeito.

O estudo
O perfil das Cidades Gaúchas foi desenvolvida pelo Sebrae RS e contempla o detalhamento de cada um dos 497 municípios do Estado a partir de uma base de 62 indicadores socioeconômicos em comum e que está disponível em https://datasebrae.com.br/perfil-dos-municipios-gauchos. O levantamento foi elaborado a partir de informações provenientes de diversas fontes tais como IBGE, RAIS, CAGED, DEE, Receita Federal, INEP, entre outras.

O estudo começou a ser efetuado como um projeto-piloto em julho de 2015 apenas para as regionais Sul, Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae RS e, a partir de 2016, foi estendido todos os municípios, com atualização anual. Andreia afirmou que, entre os indicadores analisados, os mais demandados são Número de estabelecimentos, Empresas por setor, Potencial de consumo, Compras governamentais, Perfil demográfico, Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Ideese), Índice de Educação Básica (Idebe) e dados sobre agropecuária.

A partir do Perfil das Cidades é possível conhecer melhor as peculiaridades de cada um dos municípios do Rio Grande do Sul, usando como parâmetro o indicador que mais interessar ao gestor público ou empreendedor para definir estratégias que levam à melhoria de ambiente da economia, da saúde e da educação e torná-lo mais propício para as micro e pequenas empresas e para toda a comunidade.

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente