Notícias
Cidadania e Direitos Humanos
Prorrogado prazo para inscrição de voluntários para atuar na eleição do Conselho Tutelar
11/09/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) prorrogaram até as 12h da próxima quarta-feira (13) o prazo para inscrição de voluntários que desejarem trabalhar como mesários na eleição do Conselho Tutelar de Esteio, a ser realizada no dia 1º de outubro. O registro deve ser feito através do preenchimento de formulário eletrônico. Inicialmente, o prazo seria encerrado na última sexta-feira (8).
Não podem ser selecionados, candidatos e parentes, consanguíneos ou afins, até o terceiro grau; cônjuge ou o companheiro do candidato; e pessoas que notoriamente estejam fazendo campanha para um dos candidatos concorrentes ao pleito.
Quem atuar como mesário terá direito a um dia de folga no trabalho.
Os selecionados deverão participar de uma reunião com o Cartório Eleitoral para orientações, a ser realizada no dia 21 de setembro, às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio.
Votação eletrônica
As eleições de cinco novos conselheiros tutelares de Esteio está sendo conduzida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH).
Dez candidatos tiveram as candidaturas homologados para a disputa. Todos os eleitores registrados em Esteio podem participar da votação, não obrigatória, em seis escolas da Rede Municipal de Educação (veja abaixo) que agruparão todas as sessões eleitorais do município. O pleito será realizado através de urnas eletrônicas emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A posse será no dia 9 de janeiro de 2024. Outros cinco candidatos ficarão como suplentes.
O prazo de inscrições de candidatos foi aberto no dia 3 de abril e encerrado no dia 23 daquele mês. Depois, os concorrentes responderam, no dia 2 de julho, uma prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), informática e redação.
Entre os requisitos mínimos para concorrer ao cargo estão ter reconhecida idoneidade moral, ter mais de 21 anos de idade, residir e ter domicílio eleitoral em Esteio há, no mínimo, dois anos, e ter experiência mínima de dois anos na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Também fazem parte das qualificações mínimas, a graduação superior completa e a participação em cursos de capacitação específica sobre o ECA com carga horária mínima de 40 horas, realizados nos últimos cinco anos, entre outras.
Os conselheiros tutelares eleitos terão remuneração de R$ 4.032,23 e direitos previstos na legislação trabalhista como cobertura previdenciária, férias remuneradas acrescidas de 1/3 e 13º salário, entre outros.
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
0