Educação
Começa a 31ª edição da Feira Municipal de Ciências e Ideias
28/09/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha e Djalma Corrêa Pacheco
“Uma das maiores e mais organizadas feiras de ciência da Educação Básica de nosso país”, de acordo com o prefeito Leonardo Pascoal, foi iniciada na manhã desta quinta-feira (28) no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a 31ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci) está reunindo centenas de estudantes esteienses das 31 unidades da rede municipal, de quatro colégios estaduais, de duas instituições privadas e de outras cinco escolas de fora de Esteio no Pavilhão da Agricultura Familiar até esta sexta-feira (29).
Ao todo, 141 trabalhos estão sendo expostos e disputando os troféus e o direito de representar o Município na Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec), realizada pela Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, entre os dias 23 e 24 de outubro, e em outras cinco importantes feiras científicas que vão ocorrer em Sapiranga, Canoas, Bagé, São Leopoldo e Gravataí.
A solenidade oficial foi realizada no início da tarde e contou com apresentação da Orquestra Municipal de Esteio. Além de exaltar a importância e abrangência da Femuci, o prefeito destacou o trabalho da SME e de outras secretarias parcerias na organização do evento. “Mas especialmente quero agradecer aqueles que fazem isso possível: os professores e os estudantes, que ao longo de todo o ano desenvolvem seus trabalhos”, lembrou. O prefeito lembrou que os projetos expostos são os finalistas e que muitos outros são realizados pelos estudantes. “Eles não foram selecionados, mas também são de qualidade e são importantes para o desenvolvimento do trabalho científico e da iniciação científica”, disse. “Então, só de estarem aqui hoje já é uma demonstração da qualidade do que foi feito por esses pesquisadores, jovens pesquisadores e por seus orientadores”, prosseguiu.
Pascoal afirmou que a Femuci tem crescido muito nos últimos anos graças à prioridade dada pela Administração Municipal, que investe 32% do orçamento público na Educação, percentual superior aos 25% determinados pela Constituição Federal. No final, desejou uma grande Feira a todos e destacou que o mais importante é o aprendizado. “Independentemente dos resultados, que a experiência de estarem aqui na Femuci possa ser para todos muito transformadora e muito positiva. Que saiam daqui com o sentimento de dever cumprido. Quem for premiado que comemorem bastante, porque isso é algo transformador de vidas. Então parabéns aos professores, aos alunos, que a gente faça dessa a melhor Femuci de todos os tempos”, encerrou.
Quem também agradeceu a todos os envolvidos no evento foi a titular da SME, Cláudia Ruschel. A secretária disse que a Feira é a concretização de esforços de todos para celebrar o que é mais precioso no ambiente escolar: a construção do conhecimento. “Que nestes dois dias, possamos compartilhar experiências, comunicar resultados, interagir, fazer novos amigos e ter momentos gratificantes”, afirmou.
Seis diferentes categorias
Os projetos expostos na Femuci abordam diferentes assuntos, que vão desde temas relacionados à saúde, como dengue, asma e febre amarela, aos desafios do homem chegar à Marte passando pela influência de Pelé nas novas gerações. Trabalhos que falam de problemas sociais, como feminicídio, e que abordam música, energia solar e inteligência artificial, entre tantos outros, também estão sendo apresentados pelos alunos.
A mostra competitiva é composta por seis categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental – 1º ao 3º ano; Ensino Fundamental – 4º ao 6º ano; Ensino Fundamental – 7º ao 9º ano e Programa Horizontes; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Ensino Médio. Os três primeiros colocados de cada uma delas receberão troféu para a escola, medalhas e certificados para alunos e professores. Na Educação Infantil, todos os projetos receberão medalhas e certificados.
A Femuci 2023 tem apoio do Pró-sinos, Goalball, Ambiental Metrosul, InovEducação, Wizard, Sicredi, Metaway e Ser Educalção, que vão headphones para os premiados em oito destaques diferentes: Cultural, Tecnológico, Saúde e Qualidade de Vida, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Popular, Educa Esteio e Programa Horizontes.
Durante os dois dias de evento, estudantes, professores e público podem assistir a apresentações artísticas e aproveitar para fazer lanches com nos foodtrucks.
A entrada ao Parque deve ser feito pelo Portão 7, que fica na Avenida Celina Kroeff.
31ª Femuci
Quinta-feira (28)
Das 18h às 20h30min: Exposição e avaliação dos trabalhos (categorias 4, 5 e 6)
Sexta-feira (28)
Das 8h15min às 12h: Exposição dos trabalhos (categorias 2, 3, 4, 5 e 6)
Das 12h às 14h: Intervalo
13h - Apresentação da cantora infantil Martinha
14h: Cerimônia de premiação
Número de trabalhos participantes
Categoria 1: Educação Infantil - 30 trabalhos
Categoria 2: Ensino Fundamental 1º ao 3º ano - 25 trabalhos
Categoria 3: Ensino Fundamental 4º ao 6º ano - 31 trabalhos
Categoria 4: Ensino Fundamental 7º ao 9º ano e Programa Horizontes - 37 trabalhos
Categoria 5: Educação de Jovens e Adiltos (EJA) - 9 trabalhos
Categoria 6: Ensino Médio - 9 trabalhos
Credenciamento para feiras
Mostratec – Novo Hamburgo
Femint - Sapiranga
IFTEC/IF-RS - Canoas
Fecipampa/Unipampa (Online) - Bagé
Motic - São Leopoldo
Qi Tec - Gravataí
Participantes
Escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) Aprender Brincando, Colorindo o Aprender, Denise Finger Bortolini, Florescer, Irmã Sibila Ana Burin, Parque do Sabiá, Pedacinho do Céu,
Raio de Sol, Sonho Mágico e Vivendo a Infância
Escolas municipais de Educação Básica (Emebs) Alberto Pasqualini, Camilo Alves, Clodovino Soares, Dulce Moraes, Edwiges Fogaça, Érico Veríssimo, Eva Karnal Johann, Ezequiel Nunes Filho, Flôres da Cunha, João XXIII, Luiza Silvestre de Fraga, Maria Cordélia Simon Marques, Maria Lygia Andrade Haack, Oswaldo Aranha, Paulo Freire, Santo Inácio, Tomé de Souza, Trindade, Vila Olímpica e Vitorina Fabre (20)
Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anísio Teixeira
Escolas estaduais de Ensino Médio Dyonélio Machado, Augusto Meyer, Jardim Planalto e José Loureiro da Silva
Escolas Gustavo Nordlund e Instituto São Francisco – Coração de Maria (privadas)
Escolas Artur Dornelles, de Charqueadas; Castro Alves, Carrossel Encantado e Caic Madezatt, de São Leopoldo; Estrela, de Estrela
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
56