Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Esteio elege novos representantes para Conselho Tutelar 2024/2027

02/10/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Eleitores de Esteio escolheram, neste domingo (1º), os conselheiros tutelares para o mandato que começa no dia 9 de janeiro do próximo ano e se encerra no início de 2028. O pleito não-obrigatório, realizado com o uso de urnas eletrônicas em seis escolas da rede municipal de educação, registrou a participação de 3.681 eleitores. 

Os cinco mais votados (Professora Vanessa, Maria Regina Paz, Israel Quadros, Flávia da Rosa Week e Inajara Domingues) ficaram com as vagas em disputa. Os outros cinco concorrentes serão suplentes.

O processo eleitoral de escolha dos novos integrantes do Conselho Tutelar está conduzido por uma comissão e organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH).  O prazo de inscrições de candidatos foi aberto no dia 3 de abril e encerrado no dia 23 daquele mês. Depois, os concorrentes responderam, no dia 2 de julho, uma prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), informática e redação. 

Entre os requisitos mínimos para concorrer ao cargo estão ter reconhecida idoneidade moral, ter mais de 21 anos de idade, residir e ter domicílio eleitoral em Esteio há, no mínimo, dois anos, e ter experiência mínima de dois anos na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Também fazem parte das qualificações mínimas, a graduação superior completa e a participação em cursos de capacitação específica sobre o ECA com carga horária mínima de 40 horas, realizados nos últimos cinco anos, entre outras.

Os conselheiros tutelares eleitos terão remuneração de R$ 4.032,23 e direitos previstos na legislação trabalhista como cobertura previdenciária, férias remuneradas acrescidas de 1/3 e 13º salário, entre outros. 


Função dos conselheiros tutelares
É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, adotando medidas de proteção mais adequadas em cada caso.

 

Candidato (Nº) Votação
Professora Vanessa (39) 688
Maria Regina Paz (32) 478
Israel Quadros (30) 448
Flávia da Rosa Week (35) 445
Inajara Domingues (36) 397
Jane Arseno (31) 308
Samanta Pereira (33) 284
Juliano Firpo (38) 225
Pricylla Fredes Dias (34) 215
Bianca Helena Machado (37)    177
Brancos 3
Nulos 13
Total 3.681

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas