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Pronto Atendimento Digital recebe Prêmio Top Inovação Uninter

23/10/2023

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A Administração Municipal de Esteio foi a vencedora do Prêmio Top Inovação Uninter, na categoria Saúde Pública, com o Pronto Atendimento Digital 24 horas. A divulgação dos vencedores aconteceu no sábado (21), em cerimônia realizada no auditório do campus Garcez, em Curitiba (PR), e transmitido digitalmente por meio do canal do Grupo Uninter. 

Em sua terceira edição, o prêmio, que é uma iniciativa dos professores da Pós-graduação Universidade paranaense, em parceria com a Fundação Wilson Picler (FWP) tem por objetivo principal identificar soluções inteligentes, criativas e eficazes para a resolução de problemas em instituições públicas ou privadas.

O prefeito Leonardo Pascoal acompanhou a premiação e teve a oportunidade de fazer uma manifestação sobre a conquista. “Ficamos muito felizes e honrados, por receber essa distinção do Premio Top Inovação da Uninter, e queremos agradecer muito à equipe organizadora do prêmio, mas especialmente à equipe da Prefeitura de Esteio e Secretaria da Saúde, que comandou esse projeto do Pronto Atendimento Digital 24 horas, que há mais de um ano tem possibilitado o atendimento diário para a nossa população. Receber esse prêmio é mais uma prova de que estamos no caminho certo das políticas públicas de Saúde”, afirmou. 

Com a definição dos melhores projetos de cada categoria, cada vencedor recebe, além de um troféu, um curso de extensão, oferecido pela universidade promotora do premio e um Kit Uninter com produtos personalizados.


Pronto Atendimento Digital 24 horas
A Prefeitura de Esteio implantou, em agosto de 2022, o Pronto Atendimento Digital 24 horas, pelo telefone gratuito 0800-888-9622. O serviço, disponível a moradores da cidade com cadastro em uma das unidades básicas de saúde do Município, permite a realização de teleconsultas com médicos para pacientes com casos leves e moderados, oportuniza a troca de receitas para usuários com condição clínica estável e modernizou a estrutura de atendimento do SUS na cidade. 

Se o usuário tiver acesso à internet, o atendimento pode ser feito por videochamada. Caso contrário, é realizada orientação médica por telefone (OMT). Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista. Receitas e atestados são enviados por Whatsapp, mensagem de texto ou e-mail e é feito o registro no prontuário eletrônico do usuário, graças à integração dos sistemas.

Esteio foi o primeiro município do Estado a oferecer a possibilidade de atendimento online, 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo aos moradores da cidade receber assistência sem a necessidade de sair de casa. O serviço é prestado por uma empresa contratada por licitação. Em um ano de funcionamento, completos em agosto, o serviço registrou 24.189 consultas de enfermagem e outras 16.744 com médico clínico geral, chegando a 40.933 ligações válidas atendidas, com uma média diária de 112 atendimentos.

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