Notícias
Cidadania e Direitos Humanos
Centro de Geração de Trabalho e Renda inicia oficina de confecção de enfeites de Natal
21/11/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Daniela Lacerda
O Centro de Geração de Trabalho e Renda (CGTR) deu início, na tarde desta terça-feira (21), ao curso de confecção de enfeites de Natal com materiais reciclados. A capacitação, voltada para mulheres esteienses que se encontram em situação de vulnerabilidade social, seguirá nas próximas quatro terças-feiras - 28 de novembro, 5, 12 e 19, com o encerramento da atividade.
No primeiro encontro, seis mulheres foram até a sede do CGTR, no Bairro São Sebastião, para aprender a enfeitar a casa e se preparar para a época de maior fluxo comercial do ano, garantindo uma renda extra.
A oficineira de artesanato ecológico e educadora ambiental Adriana Martins propôs a confecção de uma árvore natalina. O enfeite foi produzido a partir de papelão e linhas de crochê. A professora distribuiu o molde para o desenho da árvore, tesoura, papelão, lantejoulas e demais enfeites para a customização do produto.
Uma das participantes da oficina, Magali Lopes, 62 anos, é uma aluna fiel do CGTR. A moradora da Vila Cruzeiro (Bairro São José) já participou das oficinas de costura para iniciantes, pintura em mdf e, no momento, também está inscrita na oficina de laços de cabelo. “Aqui a gente aprende, convive com outras pessoas, se distrai e compartilha o que sabe com as outras colegas”, afirmou a dona de casa. Magali aproveita os cursos para vender produtos que produz a partir do conhecimento que adquire nas capacitações. “Eu faço artesanato em casa e aproveito para fazer disso uma fonte de renda também. Para esse Natal, eu já reciclei um forro de um guarda-chuva para complementar um Papai Noel de tecido que produzi”, contou.
O Centro Oferece qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Esteio dando prioridade na seleção, para moradores atendidos pela rede de assistência. Os cursos têm como principal objetivo ensinar novas atividades para as donas de casas, que podem se transformar em uma forma de garantir uma renda extra.
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
11