Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras e Serviços Urbanos

Força-tarefa garante limpeza da rede de drenagem no Novo Esteio

24/11/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Uma força-tarefa foi montada nesta sexta-feira (24) para garantir a limpeza de bocas de lobo no bairro Novo Esteio, um dos mais atingidos com a cheia do Rio dos Sinos desde o começo desta semana. Com uma enchente histórica, que atingiu quase cinco vezes a cota normal do rio registrada na Régua da Lansul (4,37 metros), os Bairros Novo Esteio e Vila Osório tiveram cerca de 20 ruas alagadas, por conta do refluxo da água sofrido através da rede de microdrenagem. A situação provocou assoreamento em parte da rede pluvial.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Derli Scienza, foram removidos cerca de nove toneladas de detritos de 90 bocas de lobo. As intervenções, como retirada de entulho, troca de tampas e hidrojateamento da tubulação serviu para remoção de pontos de entupimento e devem continuar durante o final de semana, estendendo para as ruas da Vila Osório. “Essa é uma ação emergencial, que precisamos realizar para garantir que, caso tenhamos algum episódio de chuva nos próximos dias, as famílias não sofram novamente com alagamentos”, observou o secretário 

Até o começo do mês de novembro, a SMOSU já limpou ou desassoreou mais de 13,4 mil metros de arroios e canais, se aproximando da meta para o ano que é de 15 mil metros. Até a mesma data, trabalhadores da pasta já haviam construído ou reformado 1.213 metros de redes de drenagem e limpado 3.619 bocas de lobo.

Além da limpeza nas bocas de lobo, parte da equipe atuou na limpeza da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Irmã Sibila, para garantir o retorno das aulas na próxima segunda-feira (27). 


Contate a Ouvidoria
Além das medidas organizadas dentro do Programa Permanente de Manutenção Preventiva da Prefeitura de Esteio, que visa garantir a segurança da população contra possíveis enchentes na cidade, os serviços também podem ser requisitados pela comunidade através dos canais de contato com a Prefeitura.

O registro de demandas, solicitações e reclamações à Prefeitura também pode ser feito através da Ouvidoria. O contato é pelo pelo DisqueEsteio, pelo telefone 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), por WhatsApp, pelo número 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h) ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store). As demandas também podem ser encaminhadas presencialmente na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - subsolo, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h).

Editoriais

Obras e Serviços Urbanos

Compartilhe:

de

20

Leia notícias relacionadas