Notícias
Governança e Gestão
Primeiras empresas começam a se instalar no Condomínio Industrial
12/01/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha e Vinicios Almeida
A ansiedade está grande entre sócios, diretoria e funcionários da Ferrosul, que produz portas de enrolar automática, hoje instalada no Bairro Parque Amador e que está construindo um pavilhão de mil metros quadrados no Condomínio Industrial Carlos Helfensteller, no Bairro Novo Esteio. Foi o primeiro empreendimento a começar as obras no local, em novembro do ano passado.
Quatro terrenos adiante, o pavilhão da Farnutri Nutrição Animal já está bem adiantado, com as paredes externas, construídas em moldes pré-montados, já erguidas. Mais adiante, no lote 12, operários trabalham na fundação da estrutura do futuro galpão da Colombo Eventos.
De acordo com o diretor da Ferrosul, José Vilmar Vieira, a empresa pretende expandir a produção. Hoje, a firma vende para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A ideia é atender todo o país. “Nós temos 19 funcionários. Acreditamos que, com o novo pavilhão e aumento da demanda, chegaremos a 40. Seremos a maior fábrica de portas de enrolar do Estado”, destaca José. “O novo local vai nos possibilidade mais agilidade, produtividade e eficiência. Apesar de já sermos bem efetivo, ainda amos poder melhorar ainda mais a produção, com mais segurança e ambiente de trabalho para nossos colaboradores”, pontua. A expectativa é iniciar as operações no novo local até o mês de agosto. “Mas se ficar pronto antes, nós já vamos antes”, adianta o diretor.
Infraestrutura
O Condomínio Industrial, construído numa área onde estava previsto um estádio de futebol que nunca saiu do papel, foi entregue no dia 1º de abril de 2022. As obras de infraestrutura, realizadas pela Administração Municipal, demoraram dois anos a um custo de R$ 3,5 milhões. Os 19 lotes foram adquiridos por 13 empresas diferentes, gerando uma arrecadação de mais de R$ 6 milhões, mesmo com valores praticados abaixo do preço de mercado. A estimativa da Prefeitura é que as 13 empresas que vão se instalar no local gerem cerca de 500 empregos diretos e outros 1,5 mil indiretos.
As obras de infraestrutura do loteamento, localizado no final da Avenida Celina Kroeff, foram executadas pela empreiteira Toniollo Busnello. Foram feitas a terraplenagem dos lotes, construção e pavimentação da rua interna, com 20 metros de largura, instalação da rede de drenagem, sinalização viária, sistema de abastecimento de água, rede coletora de esgoto sanitário, rede de distribuição de energia e iluminação pública, bacia de amortecimento de águas pluviais e arborização dos passeios e da área verde.
Os 19 lotes foram leiloados pela NS Leilões. Entre os ramos de atuação das empresas que se vão se instalar no local estão transportadoras, empresas de alimentação animal, de inspeções industriais e metalúrgicas.
A área total do condomínio é de 20,1 mil m² de área, sendo que cada lote tem área média de 1.062 m² e testada média de 29,72 m. Uma das principais vantagens para a instalação de empresas é a localização do loteamento, distante 20 km de Porto Alegre. O transporte por via terrestre é facilitado pela ligação do Município com três importantes rodovias gaúchas (BR-116, BR-448 e RS-118), que permitem o acesso a outras regiões do Estado, do país e do Mercosul. A opção de cargas aéreas também é favorecida, uma vez que Esteio fica a 17 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Além disso, o setor industrial esteiense está localizado nos fundos do Parque de Exposições Assis Brasil, sede de uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer, e fica ao lado de um ramal ferroviário, operado pela Rumo Logística.
Homenagem a empreendedor radicado na cidade
Chamado inicialmente Esteio do Futuro, o Condomínio Industrial foi rebatizado em setembro de 2020, através da Lei Municipal 7.588, passando a homenagear o empresário Carlos Helfensteller. Nascido em Gravataí, ele mudou-se com a família para Esteio em 1941, quando ainda era adolescente. Foi fundador do Grupo São Carlos, empresa especializada em soluções personalizadas para climatização e refrigeração.
Com matriz em Esteio e mais de 500 empregados diretos, o Grupo São Carlos opera em 12 estados brasileiros (RS, SC, PR, RJ, MG, SP, PA, PI, CE, BA, AM e RN) atendendo clientes como Petrobras, Braskem, Pepsico e Klabin, entre tantos outros.
Editoriais
Governança e Gestão
Compartilhe:
de
23