Educação
Jornalista Luciano Potter dá palesta na Abertura do Ano Letivo
16/02/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Reprodução/Youtube

Conhecido pela participação nos programas Pretinho Básico e Sala de Redação, das rádios Atlântida e Gaúcha, respectivamente, o jornalista Luciano Potter foi o palestrante da Abertura Oficial do Ano Letivo. Realizada na noite desta quinta-feira (15) de forma online, a palestra, que tinha como mote central “a importância de se ouvir histórias”, foi assistida por 2.550 profissionais da Secretaria Municipal de Educação.
Na abertura da solenidade, a titular da SME, Cláudia Ruschel, saudou os servidores e falou dos avanços na área da educação, fruto do trabalho de todos os profissionais da pasta. “Esteio se destacou nos últimos anos pelos bons resultados alcançados através de diferentes ações que foram realizadas. Na alfabetização, ao final do primeiro ano, aproximadamente 90% das crianças se alfabetizaram ao término de 2023, dado que muito orgulha e destaca a rede municipal de ensino”, exemplificou. “Na segunda-feira, iniciamos mais um ano letivo na rede municipal de Esteio. Um ano com novas experiências, novos projetos, novos anseios, novos desejos, novas metas, com muito envolvimento profissional e emocional. Um ano repleto de novas oportunidades para construirmos histórias e aprendizagens. É com muito carinho que nós nos reencontramos e eu desejo a todos um ótimo evento”, finalizou.
Potter falou sobre a importância de se escutar as pessoas, sobretudo para poder educar, e de se prestar atenção às mudanças que ocorrem à nossa volta. “Não tem como educar sem ouvir. E eu sei que estou falando pra alguém que sabe muito bem mais do que eu sobre isso, que vive essa realidade sempre, todo dia. Educar é ouvir e falar”, afirmou logo no início.
O palestrante disse que todas as profissões estão relacionadas ao fazes o bem. “E não tem outra profissão tão clara sobre o que é fazer o bem quanto a de vocês. Vocês fazem o mundo andar. Qualquer profissional da educação trabalha para entregar algo para quem está aprendendo, ou seja, está tentando salvar o mundo para as gerações futuras, porque pra nossa a gente não está conseguindo”, falou.
Usando exemplos da indústria de músicas, jogos e cinema, Potter falou que aqueles que não se adaptam às mudanças geradas pela tecnologia ficam para trás e perdem oportunidade, mas que, apesar de toda a evolução, o mais importante ainda é algo bem antigo: a conexão entre as pessoas. “E só ela que vai nos manter vivos”, destacou quase no final de sua fala.
Mais de 10,1 mil alunos
Na próxima segunda-feira (19), mais de 10,1 mil alunos das 31 escolas municipais de Esteio e das três escolas conveniadas voltam às salas de aulas para mais um ano de muito trabalho, estudo e aprendizado.
Para preparar as equipes diretivas para a volta às aulas, a SME realizou, de 7 a 9 de fevereiro, uma série de formações com diretores e vice-diretores das 31 escolas da Rede Municipal. O objetivo das reuniões, realizadas no auditório da sede da SME, foi dar os encaminhamentos relacionadas às metas de gestão das unidades escolares para o ano de 2024 e fazer um diálogo e alinhamento de trabalho e ações para o ano.
No primeiro dia, a atividade foi voltada para os profissionais das escolas municipais de Educação Infantil. No segundo dia, a reunião foi com as equipes das escolas municipais de Educação Básica (Emebs) com educação integral e, no último, com as diretorias das Emebs sem educação integral, da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anísio Teixeira e da Emeb Vitoria Fabre, que tem educação integral, mas participa deste dia.
A SME conta com 10 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis), 20 escolas municipais de Educação Básica (Emebs) e com a Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anísio Teixeiras. Além delas, são mais três escolas conveniadas. A pasta atende, ainda, mais 785 alunos da Educação Infantil que já voltaram as aulas nas 13 escolas particulares com as quais a SME tem contrato para compra de vagas.
Melhorias na infraestrutura
Para deixar o ambiente escolar ainda mais qualificado para o retorno dos alunos, as escolas de rede pública municipal realizaram pequenas obras e outras intervenções. As ações foram custeadas com recursos vinculados da SME ou através do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), que agiliza a contratação de prestadores de serviços e compra de materiais.
Kits escolares
Mais de 4,1mil estudantes, oriundos de famílias mais vulneráveis, começarão o ano letivo com materiais escolares novos. Na última semana, a Secretaria Municipal da Educação (SME) fez a distribuição dos kits escolares nas escolas.
Para os alunos da Educação Infantil, serão 824 kits, contendo mochila, massa de modelar, giz de cera, caderno pequeno, tinta guache e pincel. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, serão 1.992 kits com mochila, caderno, lápis de cor, canetinha, apontador, cola, borracha, tesoura e lápis e, para os anos finais, 1.394 kits com mochila, caderno, apontador, borracha, régua, lápis e canetas. Foram investidos R$ 109,8 mil na compra dos materiais.
Com investimento de mais R$ 198,2 mil, a SME também repassará, em breve, 18 mil camisetas que fazem parte dos uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal. A SME está aguardando a entrega por parte da empresa fornecedora.
Livros
A Secretaria também está fazendo a entrega da 1.460 livros didáticos, recebidos do Ministério da Educação através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O material será entregue para estudantes dos anos iniciais e anos finais. Cada livro didático é utilizado dois anos seguidos.
Volta às Aulas 2024
Quando: Segunda-feira (19)*
O que: Volta às aulas*
Onde: Nas 31 escolas da rede municipal e três escolas conveniadas
* Horários estabelecidos por cada uma das escolas
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
8