Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Centro de Bem-Estar Animal zera fila de espera por castrações
16/02/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
O Centro de Bem-Estar Animal de Esteio (CBEA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), tinha como uma de suas metas zerar a fila de espera para castração de cães e gatos, devendo, para isso, encaminhar as solicitações de moradores de Esteio em até 45 dias.
Esse objetivo, que não se restringia à pasta, mas a toda a Administração Municipal, foi atingido no dia 8 de fevereiro, quando o CBEA conseguiu enviar todos os pedidos para as quatro entidades parceiras, responsáveis pela realização do serviço. “Obviamente, já temos novos pedidos, que entram diariamente. Mas conseguimos resolver uma demanda reprimida. Com isso, vamos poder aumentar o número procedimentos realizados e atender às solicitações de forma mais célere”, destaca o titular da SMDEMA, Felipe Costella.
Somente no ano passado, foram 1.188 animais que passaram por castração, cirurgia veterinária que também é chamada de esterilização quando se trata de uma fêmea. Neste ano, até o dia 2 de fevereiro, tutores de outros 253 animais também foram atendidos pelo CBEA (os dados são atualizados no início de cada mês).
Atualmente, o serviço é realizado pela Sensis e Onda, através de mutirão de castração nos bairros com apoio do Castramóvel, pela Vivivet, que busca o animal na casa do tutor e o devolve no dia seguinte, e na Bundchen, onde os solicitantes precisam levar.
Além das castrações, em 2024 o CBEA realizou 1.816 atendimentos médico-veterinários, atendeu 2.028 denúncias de maus-tratos e encaminho 109 cães e gatos para adoção, os maiores números da história. Além disso, o órgão fez o resgate ou apreensão de 77 animais silvestres, segundo maior número realizado em um ano, atrás apenas do que foi feito em 2022 (89).
Quem tem direito e como pedir a castração
O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.
A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo - de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).
Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.
Animais já saem castrados na adoção
Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. Quem quiser adotar um amigo pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA (3459-4494 e 98600-8377 - com Luciane).
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
0