Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Final de semana foi de fé e festa nos eventos de Esteio

25/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco, Lucas Sudatti e MTG/divulgação

Esteio é a Capital Nacional da Solidariedade, mas, neste final de semana que passou, poderia ser chamada, também, de "Capital Estadual dos Eventos", que foram do pagão ao sacro, passando pelo tradicionalismo e pela celebração ao padroeiro da Irlanda regada à muita cerveja. Todas as atividades tiveram apoio ou foram realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).


Paixão de Cristo
Centenas de pessoas foram à Praça Coração de Maria, na agradável noite de domingo (24), assistir a uma peça teatral que todos já conhecem, mas que ainda assim emociona a cada vez que é apresentada. 

A Paixão e Morte de Cristo foi encenada pelo grupo Liberdade de Voar, formado por atores e atrizes amadoras da Paróquia Coração de Maria, num palco montado no anfiteatro da praça. Durante cerca de uma hora, a história da prisão, julgamento e crucificação de Jesus prendeu a atenção do público. 


Fecars
De sexta-feira (22) a domingo (24), o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil recebeu milhares de visitantes de todo o estado durante a 34ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, evento itinerante promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), iniciado na última quinta-feira (21).

O prefeito Leonardo Pascoal prestigiou a abertura oficial, na noite de sexta-feira. Ele participou do desfile, conduzindo a bandeira de Esteio montado numa égua pelo baio ruano, e depois recebeu a Chama Crioula da 34ª Fecars, trazida numa cavalgada de Santa Cruz do Sul, local onde havia sido realizada a edição anterior da Festa Campeira. A solenidade contou, ainda, com participação da Banda Marcial da Base Aérea de Canoas, que executou os hinos Nacional e Rio-grandense, e com homenagem a narradores de rodeios históricos, que receberam a menção honrosa Nilson Hoffmann.

Tiro de laço, prova de rédeas, gineteada e prova do chasque foram disputadas por competidores das 30 regiões tradicionalistas (RTs) do MTG na cancha coberta da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Já as provas de tiro de laço em vaca parada, voltada para as crianças, e o torneio de truco ocorreram no Pavilhão da Agricultura Familiar. De acordo com os organizadores, cerca de 2 mil competidores participaram das disputas. A grande campeã geral foi a 25ª RT (Caxias do Sul e região), que somou a maior pontuação no evento. A 12ª RT, da qual Esteio faz parte, junto com Canoas, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita e São Leopoldo, conquistou cinco premiações (dois primeiros lugares, dois segundos e um terceiro). 


Saint Patrick’s Day e Muamba
As outras duas festas do final de semana foram realizadas no Espaço de Eventos Rei Pelé, no Bairro Santo Inácio, com direito a muita música.

No sábado (23), o padroeiro da Irlanda, São Patrício, foi devidamente homenageado na Saint Patrick’s Day, celebração que vem crescendo no Brasil nos últimos anos e que é marcada pelo consumo de cerveja verde – e de outros matizes também. A festa contou com food trucs para venda de alimentos e, claro, bebidas, brinquedos infláveis para a criançada e shows de Os Geraldos (rock), Igor e Mateus (sertanejo) e Vini Santos e banda (pagode). O prefeito Leonardo Pascoal e a primeira-dama Andrea Schneider Pascoal, prestigiaram o evento.

No domingo (24), foi a vez da Muamba Oficial da Escolas de Samba de Esteio, espécie de “aquece” para os desfiles de Carnaval de Esteio, que serão realizados no Parque Assis Brasil na noite de13 de abril. Acadêmicos de Esteio, Mocidade Independente do Jardim Planalto, Viradouro, Negritude e Salgueiro mostraram muito samba no evento promovido pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe).

 

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

129

Leia notícias relacionadas