Escolas realizam atividades da Semana do Livro e da Leitura

Créditos: Adriano Rosa da Rocha e Matheus Araújo

Para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado na última quinta-feira (18), escolas da rede pública municipal realizam, até o próximo dia 30, atividades da 11ª Semana do Livro e da Leitura. As ações têm como objetivo principal incentivar a leitura e a escrita, proporcionando aos estudantes o contato com livros e com as histórias, ludicidade e o encantamento que a literatura proporciona.

A programação foi aberta na manhã desta segunda-feira (22). Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Colorindo o Aprender, no Bairro Tamandaré, foi realizada um Hora do Conto, comandada pela assessora da Unidade de Projetos, Tecnologia e Inovação (UPTI) da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Praticamente ao mesmo tempo, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Edwiges Fogaça aprendiam um pouco sobre o as rimas do universo Hip Hop com o MC Fidel do Trem, que faz apresentações nos trens da Trensurb. Fidel fez versos de improviso com característias dos alunos e também com objetos.

Apresentações teatrais, bate-papo com escritores, sarau literário e etapas internas do Soletra Esteio são algumas das ideias que serão desenvolvidas pelas unidades escolares, que tiveram liberdade para organizar sua programação.

A Semana do Livro e da Leitura ocorre todos os anos desde 2012, na quarta semana de abril, e está prevista na lei Municipal Nº 5492/2012. A programação dá ênfase na leitura de obras literárias disponibilizadas pelas bibliotecas das escolas, na produção de textos e em atividades culturais ligadas ao livro e à leitura.