Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Utilidade pública

Feira do Livro de Esteio inicia-se na próxima terça-feira

09/08/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Prevista para maio e cancelada em razão das enchentes que atingiram o Estado, a Feira do Livro de Esteio inicia-se na próxima terça-feira (13) com uma série de atividades no Espaço de Eventos Rei Pelé (Av. Governador Ernesto Dorneles, S/Nº – Santo Inácio). 

O tradicional evento esteiense, que este ano chega a sua 25ª edição, é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Serviço Social do Comércio (Sesc). O patrono será o escritor, poeta e compositor porto-alegrense Alexandre Brito. 

Serão 12 espaços para venda de livros. Os inscritos foram selecionados a partir de um edital publicado pela SMCEL.  Também foram selecionados por edital os escritores que vão lançar obras e oferecer sessões de autógrafos durante os cinco dias de evento.

Contação de história, espetáculos artísticos e culturais, palestras, bate-papos literários, sessão de autógrafos e lançamentos de livros, entre outras atrações, fazem parte da programação (veja abaixo).


O patrono
Alexandre Brito escreve e compõe “para gente pequena, média e grande”. Suas obras foram selecionadas para o catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, para a Biblioteca Itaú Criança e para os programas nacionais Biblioteca na Escola (PNBE) e do Livro Didático (PNLD) Literário do Ministério da Educação (MEC)

Em 2018, seu livro “Museu Desmiolado” transformou-se numa grande exposição que ocupou um andar inteiro do Santander Cultural. Foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2023, com o livro “E Fiquem bem”. Recebeu os prêmios Açorianos de Literatura, 30 Melhores Livros Infantis do Ano da Revista Crescer, Destaque Sintrajufe, Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores (Ages) e o Cátedra Unesco de Leitura, entre outros. 

Lidera a banda “A Fantástica Orquestra Mirabolante” e atua no espetáculo verbo-cênico-musical “O Museu Desmiolado”, indicado em 10 categorias para o Prêmio Tibicueras de Teatro Infantil, o mais importante do estado. Presidiu a Associação Gaúcha de Escritores (Ages) de 2018 a 2022, foi conselheiro do Conselho Estadual de Cultura (CEC-RS) biênio 2020/2022 e, atualmente, integra o Conselho Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre - CMLL Poa.

Quando convidado em abril, Alexandre disse que era uma honra muito grande ser patrono da Feira, que se consolidou como uma das mais importantes da região, e que trabalharia para valorizar o mais importante em um evento deste tipo. “A leitura é o coração de uma Feira, a razão, a motivação. Que haja esse encontro do aluno e da aluna leitora com esse objeto tão simbólico que é o livro, esse elemento civilizatório fantástico e emancipador”, afirmou à época. “É uma grande responsabilidade ser patrono e, vaidades à parte, essa é a nossa razão de existir como escritor também, proporcionar esse contato com os leitores, porque escritor não existe sem leitor”, destacou. 


O homenageado
O escritor Alberto Dal Molin Filho será o homenageado deste ano. Natural de  Rio Grande, no Sul do Estado, é professor e mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Qualidade pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Engenharia Mecânica, tem pós-graduação em Ecologia Humana pela Unisinos e graduação em História Natural pela PUC-RS. Também é bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais pela Unisinos, máster em Programação Neurolinguística pelo Instituto Sul Brasileiro de Programação Neurolinguística do Rio Grande do Sul e tem certificado de Estudos Avançados na área de Didática das Ciências Experimentais pela UBU-ES. 

Foi professor de Ciências do Ambiente do Curso de Engenharia da Unisinos e de Biologia e Microbiologia da Fundação Liberato e em escolas estaduais do Rio Grande do Sul. É autor de seis livros: Um voo para Amar, Como me Senti Quando Você Partiu, Mani – a Ciência do Amanhã, Uma Caixa de Bombons, As Faces da Gratidão e Quer ser meu Pai?

Tanto patrono como homenageado doaram livros para a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, que fica junto à Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900) e receberam presentes da Administração Municipal. 


25ª Feira do Livro de Esteio
Quando: De terça-feira (13) a 17 de agosto
Onde: Espaço de Eventos Rei Pelé (Av. Governador Ernesto Dorneles, S/Nº – Santo Inácio)

Programação*
Terça-feira (13)

9h - Abertura dos estandes - Apresentação literária com o arauto Arthur Côrtes
9h30min - "A Bilheteira apresenta: Encantos Confabulatóricos", com Joice Rossato
10h30min - Bate-papo literário e lançamento do livro “Slam Entreverbo – travessia entre oralidade e escrita”
11h30min - Sessão de autógrafo de livros com o Coletivo Entreverbo 
14h - Abertura oficial da Feira do Livro
14h30min - Palestra-show com Alexandre Brito, patrono da 25ª Feira do Livro de Esteio
15h30min - Palestra-show “RAPensando a Educação”, com Chiquinho Divilas
16h - Sessão de autógrafo de livro com Chiquinho DiVilas
16h30min - Sessão de autógrafo de livro com Alexandre Brito
19h - Slam Entreverbo - Apresentação poética com Coletivo Entreverbo

Quarta-feira (14)
9h - Contação de histórias para bebês com a Cia. Caixa de Elefante 
9h30min - Bate-papo literário com Alexandre Brito, patrono da 25ª Feira do Livro de Esteio
10h30min - Debate Literário “Poete-se: ninguém nasce poeta, torna-se”, com Agnes Mariá
11h30min - Sessão de autógrafo de livro com Agnes Mariá
14h - Contação de histórias para bebês com Cia. Caixa de Elefante 
15h - Palestra Literária com Pedro Guerra
16h - Contação de histórias indígenas com Verakaingang 
16h - Sessão de autógrafo de livro com Pedro Guerra
17h - Cortejo Poético, com a Casa do Poeta de Canoas
19h - Encontro do clube de leitura "Ler Esteio"

Quinta-feira (15)
9h30min - "O Museu Desmiolado - Um espetáculo verbo-cênico-musical”, com a Trupe Onde a Palavra se Diverte
10h30min - Contação de histórias com Bárbara Catarina
10h30min - Sessão de autógrafo de livro com Alexandre Brito
13h30min - Sessão de autógrafo de livro com Alberto Dal Molin
14h - Contação de histórias com Bárbara Catarina
14h30min - Bate-papo literário com Alexandre Brito, patrono da 25ª Feira do Livro de Esteio
15h30min - Palestra “Literatura e Youtube: formação de jovens leitores e a comunidade BookTube" com a influenciadora digital Tamirez Santos, do Canal Resenhando Sonhos
17h - Sarau Literário
17h - Sessão de autógrafo de livro com Márcio Salustiano
18h - Sessão de autógrafo de livro com Régis Pacheco

16 de agosto (sexta-feira)
9h - Soletra Esteio (anos finais do Ensino Fundamental)
14h - Soletra Esteio (anos iniciais do Ensino Fundamental)
15h - Sessão de autógrafo de livro com Adriana Scherner
17h - Sessão de autógrafo de livro com Elenilto Damasceno
19h - Soletra Esteio (EJA)

17 de agosto (sábado)
10h30min - Roda de canções e jogos folclóricos com Carmem Lima
10h30min - Sessão de autógrafo de livro com Angela Hofmann
14h - Sessão de autógrafo de livro com Daiane Rosa
14h30min - Contação de histórias com uso de lamparina, com Carmem Lima
15h - Sessão de autógrafo de livro com Tatiana Veleda
16h - Espetáculo “CIRCOlando por aí”, com Cia. Espicula
16h - Sessão de autógrafo de livro com Dom Carlos Mitchell
* Programação sujeito a altarações
 

Editoriais

Utilidade pública

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas