Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Chá do Outubro Rosa promove acolhimento e união a mulheres com câncer de mama

24/10/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Wille

Um evento no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Nativa, no Bairro Jardim Planalto, realizado na tarde desta quarta-feira (23), foi uma verdadeira celebração de força e superação. O Chá Rosa, organizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e Gabinete da Primeira-dama de Esteio em conjunto com as entidades tradicionalistas esteienses, reuniu mulheres que venceram ou estão enfrentando o câncer de mama ou ainda que acompanham ou acompanharam pessoas com a doença, criando um ambiente de apoio, acolhimento e união. Durante o encontro, as participantes desfrutaram de chás, sucos, doces e salgados, enquanto assistiam a palestras que enfatizavam a importância do Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama. A programação foi ainda mais enriquecida com apresentações tradicionalistas, incluindo danças, declamações e canções, além de um animado jogo de bingo, que trouxeram um toque especial de cultura e emoção ao evento.

O chá integrou a programação do Outubro Rosa em Esteio, uma campanha que busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama e câncer de colo do útero, doenças que ainda afetam milhares de pessoas anualmente no Brasil.

Na abertura do evento, a primeira-dama, Andrea Schneider Pascoal, destacou a importância do autocuidado para as mulheres. “Nós, acima de sermos filhas, mães ou esposas, somos mulheres com sonhos e necessidades. Muitas vezes, ao cuidarmos dos outros, acabamos esquecendo de nós mesmas ou até mesmo nos diminuindo” refleti. Andrea enfatizou a relevância do Outubro Rosa como um momento para as mulheres valorizarem-se e cuidarem-se. “Que neste mês de Outubro Rosa, ao nos reunirmos com tantas mulheres, possamos lembrar o quão importantes somos para o mundo, para as entidades tradicionalistas, para ONGs e para a administração pública. Mas, o mais importante: somos essenciais para nós mesmos. Não podemos esquecer de nos valorizar e nos tocar, pois ninguém fará isso por nós”, concluiu.


Relato de experiência pessoal
Uma fala muito importante e tocante foi proferida pela secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Cristiane Franco, que contou a sua experiência de vencer um câncer de mama. “Quando falo de afeto, me refiro a receber uma enxurrada de amor. Muitas vezes, sentimos a necessidade de sermos 'supermulheres' e acabamos nos fechando. Mas as pessoas ao meu redor perceberam o que eu estava passando e me disseram que eu não estava sozinha e não há palavras melhores do que essas para se ouvir” refletiu. “Quando descobri o câncer, tinha um tumor de oito milímetros, que era imperceptível ao toque. Isso foi o que mais me assustou. Sempre ouvi meu médico dizendo que o câncer é uma questão de tempo, e que não podemos desperdiçá-lo. Se eu puder deixar uma mensagem para vocês, é o seguinte: não percam tempo. Não percam tempo com mesquinharias. Use seu tempo para cultivar o carinho e as trocas de experiências. Estenda a mão. Esse é o tempo mais importante que podemos usar”, aconselhou.


Sábado tem a Caminhada...
A voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio Jolisa Duarte destacou a importância do Outubro Rosa e convidou todos para participarem da Caminhada da Prevenção. “Nosso objetivo é alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer. Este ano, a Caminhada será neste sábado, dia 26, às 9h, com concentração na Rua Coberta. Coloquem suas camisetas rosas e venham participar”, convidou.

...e domingo a cavalgada
A programação do Outubro Rosa em Esteio segue nesta quinta-feira (24), às 15h, com uma roda de conversa sobre prevenção com participantes do Centro de Convivência do Idoso Neuza Brum, no Bairro Olímpica (Rua Max Kollert, 84).

No domingo (27), será realizada uma cavalgada, organizada em parceria com o grupo Cavaleiros sem Fronteira. A concentração será junto ao Portão 7 do Parque Assis Brasil, De lá, os cavalarianos partem em direção ao CTG Independência Gaúcha, no Bairro Novo Esteio, onde será servido o café da manhã. "De  bucho cinchado", como diz a letra da música Iguaria Campeira, de Régis Marques,  o grupo seguirá por ruas e avenidas esteienses até o CTG Chama Nativa, no Jardim Planalto, onde ocorre um almoço.

As atividades de conscientização e mobilização seguem até o último dia de outubro.


Todas têm direito
Mulheres acima de 50 anos e a partir de 35 com casos de câncer de mama familiar podem ser encaminhadas para o exame gratuito. Para isso, é necessário passar por uma consulta com um médico ou enfermeiro na unidade básica de saúde (UBS) de referência (a mais perto da casa). O profissional de saúde, então, poderá solicitar o exame de forma automática, através do sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Com os resultados em mãos, a paciente deve voltar à UBS para diagnóstico. Caso seja comprovada a existência de um tumor, a mulher é encaminhada para atendimento com oncologistas da Secretaria Estadual da Saúde.


Em todo o mundo
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, a campanha do de 2024 tem como objetivo motivar e instrumentalizar a população e os profissionais da saúde para as ações de controle e o cuidado integral relativo ao câncer de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce. 


Números preocupantes
Câncer de mama*

- Mais de 73 mil novos casos por ano
- Alimentação saudável e atividade física podem reduzir o seu risco de ter a doença
- O autoexame das mamas deve ser realizado frequentemente
- A mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos

Câncer do colo do útero*
- Mais de 17 mil novos casos por ano

- A prevenção é feita pela vacina HPV
- Meninas e meninos de nove a 14 anos devem se vacinar contra o HPV
- O exame preventivo é recomendado para mulheres de 25 anos a 64 anos, a cada três anos
Fonte: Ministério da Saúde


Outubro Rosa Esteio - Programação*
Quinta-feira (24)
15h - Roda de conversa sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama
Local: Centro de Convivência do Idoso Neuza Brum - Rua Rua Max Kollert, 84 - Olímpica 


Sábado (26)
9h: Caminhada da Liga Esteiense de Combate ao Câncer 
Locais: Ruas do Centro - Saída do Espaço Oliveira Silveira/Rua Coberta (Rua Garibaldi) - Centro 


Domingo (27)
8h – Cavalgada Outubro Rosa – Cavaleiros Sem Fronteira e entidades tradicionalistas
Locais: Ruas de Esteio - Saída do Portão 7 do Parque Assis Brasil
9h - Café no CTG Independência Gaúcha / 12h - Almoço no CTG Esteio da Tradição


Terça-feira (29)
14h: Roda de Conversa com enfermeira Raquel Rozeno sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama
Local: Cras Centro (Rua Pedro Lerbach, 426)


Quarta-feira (30)
14h30min: Aulão Rosa (dança)
Local: Espaço de Eventos Rei Pelé - Canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dorneles, S/Nº - Santo Inácio


Quinta-feira (31)
15h: Roda de Conversa Rosa - Saúde da mulher 
Local: Academia da Saúde Novo Esteio - Rua Clarice Lispector, 163 - Novo Esteio
*Programação sujeita a alterações

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

53

Leia notícias relacionadas