Cultura, Esporte e Lazer
Cerca de 80 mil pessoas participam do Festival do Japão RS
25/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
O final de semana foi de muita movimentação no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil com a 11ª edição do Festival do Japão RS, festa promovida pela associação que leva o mesmo nome do evento com apoio da Prefeitura de Esteio. De acordo com os organizadores, cerca de 80 mil pessoas prestigiaram as atrações, que tiveram início na tarde de sexta-feira (22) e foram até a noite deste domingo (24).
Durante três dias, quem foi ao Parque pode fazer uma verdadeira imersão na cultura nipônica. Apresentações de danças folclóricas japonesas e de taikô (tambores tradicionais), exibições de artes marciais, exposições e oficinas, salas temáticas com bonsai, ikebana (arranjos florais), shodô (caligrafia japonesa), origami (dobraduras em papel), mizuhiki (arte com nós), jogos japoneses e gastronomia típica do país asiático foram algumas das atrações do evento, que mesclou cultura e aprendizado e mostrou a força, talento, criatividade e trabalho do povo japonês. Em paralelo ocorreu o Anime Buzz, festa voltada à cultura pop japonesa onde o destaque foram as muitas pessoas fantasiadas, sobretudo jovens, e os concursos de cosplay (fantasias), danças e de cantores, entre outras opções de diversão para todas as idades.
Parceria consolidada
Na abertura oficial, realizada na tarde de sábado (23) com a tradicional Kagami Biraki, a quebra do barril de saquê, o prefeito Leonardo Pascoal falou da alegria da cidade em receber o maior evento voltado à cultura nipônica do Estado e um dos maiores do país e colocou o Município à disposição para as próximas edições. “Tenho certeza que a gente consolidou essa casa, consolidou esse espaço e consolidou a cidade de Esteio como a casa do Festival do Japão Rio Grande do Sul”, afirmou. “Falo, também, em nome do prefeito eleito, que assumirá em janeiro. O Felipe Costella continuará, por parte da Prefeitura, tendo a mesma disposição e empenho para que o festival permaneça em nossa cidade. De nossa parte, essa parceria está renovada pelos próximos quatro anos”, prosseguiu. “É um orgulho poder receber esse grandioso evento, que é uma celebração da cultura japonesa, mas que também celebra os nossos laços de amizade, respeito e cooperação que unem o Brasil e o Japão, especialmente a relação da nossa região com a comunidade japonesa”, destacou.
O prefeito agradeceu a todos que trabalharam pelo evento, especialmente os servidores da Administração Municipal, liderados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), pasta responsável pela copromoção do evento, e lembrou que o público poderia conhecer muito da cultura nipônica. “Esteio é a cidade mais japonesa fora do Japão ao longo destes três dias. Teremos a oportunidade de conviver e de conhecer muito dos valores que são próprios desta comunidade, como respeito, disciplina e busca pela excelência, que é algo que devemos perseguir”, disse. “A todos que tornam esse momento possível, muito obrigado. Sejam bem-vindos a Esteio, sempre, sejam bem-vindos ao Festival do Japão”, encerrou.
Em sua fala, o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, também destacou e agradeceu a parceria com Esteio e falou que o evento impressiona pela grandiosidade, especialmente pelo número de participantes. “Fazemos Festival do Japão em Curitiba e participam cerca de 20 mil pessoas. E consideramos gigantesco. Aqui tem quatro vezes mais. Acho isso incrível, ainda mais que o Rio Grande do Sul tem apenas cerca de 5 mil descendentes de japoneses”, comparou.
O presidente da Associação Festival do Japão RS, Fábio Keiiti Ueno, fez uma fala de agradecimentos, lembrou que o evento tinha como tema o “Respeito ao Planeta” e destacou a união com o Anime Buzz. “Esse evento só é bonito pelo esforço de muitas pessoas, especialmente da Comissão Organizadora que se dedica o ano inteiro para esse vento ficar tão bonito e prazeroso, com tantas pessoas curtindo a cultura japonesa”, disse Fábio.
A solenidade de abertura contou com participação do Coro Municipal de Esteio, que executou os hinos do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Esteio, e do Coral Himawari, que interpretou o Hino Japonês.
Outros parceiros
Pelo segundo ano consecutivo, Esteio foi apoiadora do Festival do Japão RS, que teve parceria, também, com a Anime Buzz e Ninja Produtora .
A 11ª edição teve patrocínio da Toyota CarHouse, JTI, TDK, MGA, Arroz Rei Arthur, Fundação Kunito Miyasaka, FAI e Banrisul e apoio da Hikari Empório Oriental, Unicred, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Hisamitsu, Sakura, Temakeria Japesca, e Família Hattori.
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
197