Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Gatos aguardam por um novo lar no Centro de Bem-Estar Animal

05/02/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Matheus Araújo

Duas novas “servidoras” passaram a integrar a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) na manhã desta terça-feira (4). Cristal Britney e sua mãe Charlote, que estavam no gatil do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), foram adotadas pela equipe da SMOSU e são as “empregatas” da pasta que atua em ações de drenagem, pavimentação e limpeza urbana, entre outas importantes ações para a ambiência de Esteio. Será um reforço para deixar o ambiente, que costuma ser de trabalho pesado, um pouco mais leve e descontraído para os funcionários.

Charlote chegou prenha ao CBEA logo após as enchentes de maio, resgatada da antiga sede do Daer, local onde hoje fica o Centro Municipal da Defesa Civil. Dois meses depois, nasceram cinco filhotes. Os outros quatro gatinhos já haviam sido adotados; só faltava Cristal e a mãe ganhar um novo lar. Inicialmente, a SMOSU ficaria só com a filhote, mas a titular da pasta, Lilian Haigert, atendeu às reivindicações dos demais integrantes da Secretaria e resolveu “contratar” logo as duas servidoras.

Assim como Cristal e Charlote, outros gatinhos - e também cachorrinhos - aguardam por um novo lar, abrigados no canil e no gatil do CBEA, que fica  na Av. Luiz Pasteur, 7.275 - Bairro Três Marias. De acordo com a coordenadora do serviço, Luciane Baretta, mais precisamente 12 gatos e 53 cães esperam, ansiosamente, por novos tutores.

Somente no ano passado, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), encaminhou 150 animais, sendo 81 felinos e 69 caninos, para novas famílias. A maioria dos bichos doados (65 gatos e 52 cães) são os chamados “animais comunitários”, que foram levados ao CBEA para consultas veterinárias e, após os procedimentos, foram entregues aos cuidados de novos tutores, que assinaram um termo de adoção. Os demais eram animais abrigados no próprio CBEA (16 gatos e 17 cães).

Curiosidade: O sobrenome Britney dado à Cristal é uma referência à brita, material muito utilizado no serviço diário das equipes da SMOSU e não tem nenhuma alusão, garantem as servidoras da SMOSU, à cantora norte-americana Britney Spears. Só uma coincidência.


Cãolaborador
Embora felinas, a adoção de Charlote e Cristal Britney estão dentro do projeto Cãolaborador. Lançada em agosto de 2021, a iniciativa da SMDEMA tem como objetivo incentivar a adoção de animais do canil esteiense – e também do gatil – oferecendo bichos para empresas de Esteio e da região interessadas em ter um mascote. “A proposta é que o ‘cãolaborador’ participe do dia a dia de trabalho de estabelecimentos comerciais e industriais, e que ajude a deixar o ambiente mais descontraído”, explicou, na época do lançamento, o então titular da SMDEMA, Felipe Costella, hoje prefeito de Esteio. “Nós sugerimos, inclusive, aos empresários, que façam uniforme e crachás para os bichos, para integrar ao máximo eles nas empresas”, destacou o gestor.

O primeiro animal “empregado” pelo projeto foi “contratado” pelo empresário Henrique Sarmento, que foi ao Canil conhecer os cachorros disponíveis para adoção e ficou encantado com o “currículo” da Luna: formada em simpatia com experiência em dar e receber carinho e de personalidade bem mansa. “Na verdade, ela me escolheu. Quando a vi na baia, me apaixonei por ela”, contou Henrique. “Achei o projeto muito interessante. Com certeza, vai deixar nosso escritório mais leve”, destacou o empresário, assumidamente um “cachorreiro”.

Quem quiser “contratar um funcionário” ou adotar um amigo para o lar pode procurar o CBEA de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone CBEA (51) 2700-4367. Até esta terça-feira, 12 gatos e 53 cães estavam abrigados no local à espera de uma nova casa.

Os cães e gatos que são adotados através do órgão já saem castrados.


Posse responsável e castração
Ter um animal na família é motivo de muita alegria, mas também traz responsabilidade para os tutores, que têm que se preocupar com a saúde dos bichos e dar condições de uma vida digna para os peludos.

Entre as ações que devem ser pensadas e providenciadas, está a castração/esterilização, que além de garantir a saúde dos animais evita a proliferação de cães e gatos.

Animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio, têm direito à castração e esterilização. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.

A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelos telefones 156 e 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo - de segunda a sexta- feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).

Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atende à solicitação.

Os procedimentos são realizados pelas clínicas Onda, Senses e Vivivet durante mutirões de castração realizados pelo CBEA e pela Bundchen, que leva os animais para castração/esterilização realizadas diariamente na clínica.

Somente em 2024 foram contemplados 1.807 animais. Em 2023, o CBEA atendeu 1.188 cães e gatos com os procedimentos. 

Editoriais

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Compartilhe:

de

4

Leia notícias relacionadas