Notícias
Gabinete da Primeira-dama
Prefeitura entrega chaves da futura Delegacia de Proteção à Mulher para a Polícia Civil
13/02/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco
Mais um passo para a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Esteio foi dado nesta quinta-feira (13). No início da tarde, o prefeito Felipe Costella e a primeira-dama esteiense, Gabriela Fidellis, fizeram a entrega simbólica das chaves do imóvel onde funcionará o órgão, na Av. Presidente Vargas, 1.142, para o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), Cristiano Reschke.
Para o funcionamento da Deam, a Prefeitura vai investir, mensalmente, R$ 8,5 mil no pagamento do aluguel. Nas próximas semanas, o Governo do Estado deve emitir decretos e portarias regulamentando a instalação da popular "delegacia da mulher" e designando funcionários para atuar no serviço. Também será feita a instalação de móveis e equipamentos necessários para o início dos atendimentos. A estimativa é de inaugurar a DP em março, durante a programação do Mês da Mulher.
Também participaram do ato, os titulares da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), Fernando Nunes, e de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), Katiane Marques, além de representantes da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Esteio. Antes da entrega, a comitiva fez uma visita nas salas onde funcionará a entidade.
A implantação da unidade em Esteio busca aprimorar o registro de ocorrência e a prestação de serviços a vítimas de violência de gênero no Município. A expectativa é ampliar o acesso das vítimas a um atendimento qualificado e especializado.
Faz parte da Rede Lilás
A instalação da Deam no Município em Esteio faz parte das ações da Rede Lilás de Esteio. Criada em março do ano passado, a iniciativa, que tem coordenação do Gabinete da Primeira-Dama, visa promover a articulação e integração das ações voltadas à prevenção, atendimento, assistência e enfrentamento à violência contra a mulher no Município. A Rede conta com a participação de órgãos esteienses de Segurança, Educação, Saúde e Direitos Humanos, entre outros.
O início do funcionamento da DP foi debatido na primeira reunião do ano, realizada na manhã desta quinta-feira (13) na Sala de Reuniões de Secretários, na sede da Prefeitura.
Também fizeram pauta do encontro, assuntos como ajustes em artigos do Decreto que cria a Rede, melhorias no sistema de troca de informações entre os órgãos participantes e qualificação do fluxo de atendimento na rede de proteção e atendimento às mulheres.
As reuniões da Rede Lilás são realizadas, a partir de agora, todas as primeiras quartas-feiras do mês, com exceção de março, que também será no dia 6, um quinta-feira, em razão da volta do feriado de carnaval.
Quem integra a Rede Lilás de Esteio
Gabinete da Primeira-Dama
Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Segurança Pública
Procuradoria-Geral do Município
Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio
Conselho Municipal de Direitos Humanos
Polícia Civil
Brigada Militar
Ministério Público Estadual
Defensoria Pública
Poder Judiciário
Liga Feminina de Combate ao Câncer
Outras instituições públicas e privadas que atuem na defesa dos direitos das mulheres, mediante convite da Rede, também podem ser integradas
Editoriais
Gabinete da Primeira-dama
Compartilhe:
de
13