Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Primeiro mutirão de castrações de 2025 beneficia 64 animais
19/02/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) realizou, nesta quarta-feira (19), o primeiro mutirão de castrações e esterilizações de cães e gatos de 2025. Os procedimentos foram realizados pela Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), instituição de Cachoeirinha contratada pela Administração Municipal para a prestação do serviço com o apoio do Castramóvel esteiense. A ação, que beneficiou 34 gatos e gatas e 30 cães e cadelas dos bairros Centro, Novo Esteio, São Sebastião, Tamandaré, Liberdade e Três Portos, foi realizada em frente à Prefeitura Municipal.
Uma das esteienses contempladas pela manhã foi Nataly Verônica, 12 anos, moradora do Bairro Três Portos. “Eu trouxe dois gatos machos, o Lucky e o Lucius. Achei muito bom esse mutirão”, opinou a estudante do sétimo ano do Ensino Fundamental.
Na parte da tarde, foi a vez dos cães. A técnica de informática Ana Paula Dias, 46 anos, aproveitou a oportunidade para levar suas duas cadelas, Frida e Meg, para serem esterilizadas. “O processo foi extremamente rápido. Abri o protocolo em janeiro e, em apenas um mês, já fui chamada para trazê-las aqui. Já levei muitos cães para serem castrados pela Prefeitura, mas esta foi a primeira vez que participei de um mutirão. Foi muito prático e ágil”, afirmou a moradora do Bairro Liberdade, que já está com data agendada para o procedimento a ser realizado na irmã da Frida.
Trabalho constante
Atualmente, o serviço de castrações/esterilizações é realizado pela Onda e pela clínica Senses, através de mutirão de castração nos bairros com apoio do Castramóvel, pela Vivivet, que busca o animal na casa do tutor e o devolve no dia seguinte, e na Bundchen, onde os solicitantes precisam levar os animais.
Somente no ano passado, foram 1,8 mil animais atendidos. Em janeiro de 2025, já foram realizados 52 procedimentos que evitam a proliferação de filhotes.
Quem tem direito e como pedir a castração
O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.
A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelos telefones 156 e 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo - de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).
Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.
Animais já saem castrados na adoção
Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. Quem quiser adotar um amigo pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA (51) 2700-4367.
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
32