Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Milhares de pessoas participam da festa de 70 anos de Esteio

10/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha e Djalma Corrêa Pacheco

Duas tardes/noites de muita festa, realizada no Parque Galvany Guedes com atrações para diferentes gostos musicais, marcaram as comemorações do 70º aniversário de emancipação política e administrativa de Esteio. De acordo com os organizadores do evento, cerca de 8,5 mil pessoas participaram do evento.

Na sexta-feira (7), o prefeito Felipe Costella e o vice-prefeito Rafael Figliero foram chamados ao palco durante o show do DJ Chapeleiro Maluco para, acompanhados de lideranças estaduais e municipais, cantarem o “parabéns a você”. Antes, Felipe agradeceu a presença do público. “São milhares de pessoas aqui nesta noite. Vocês fazem essa grande festa conosco”, afirmou. “Estamos muito felizes junto com vocês em comemorar os 70 anos da cidade. E essa galera está aqui trabalhando para vocês, para que a gente chegue numa cidade cada vez melhor e uma festa cada vez mais linda”, disse, pouco antes do Chapeleiro puxar o tradicional canto de aniversário. No dia seguinte, o parabéns foi entoado durante o show da cantora Luiza Barbosa.

A programação musical foi aberta pelo rapper esteiense Nando Leal com muito Hip Hop. Logo em seguida, foi a vez da banda G+ Pagode subir ao palco para animar o público com muito samba e pagode. As atrações de Esteio foram selecionadas através de um edital público aberto pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), responsável pela organização das comemorações de aniversário.

Depois, diretamente de Florianópolis, o DJ Chapeleiro Maluco fez um de seus shows performáticos, e, encerrando a primeira noite, teve a apresentação da banda Brilha Som 


Gauchinha do Brasil
O segundo dia de evento foi aberto no meio da tarde com apresentações das escolas de samba esteienses Negritude, Acadêmicos, Salgueiro, Viradouro e Mocidade Independente do Jardim Planalto, que aproveitaram a festa para a Muamba de Carnaval, espécie de esquenta/ensaio para o desfile que será realizado em 28 de março no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. 

Logo em seguida, foi a vez do rock pesado da banda Lokos D’Bira, do “gospel-fandangueiro” do grupo Revelação Gaúcha, do sertanejo da dupla Johnny e Diego e do MPB/Pop de Patrick Martins, todos esteienses selecionados pela SMCEL. A festa seguiu com a Banda San Marino, um dos maiores grupos de bailes do estado, que embalou a multidão com sucessos dos bailões e oktoberfests do Rio Grande do Sul.

Para encerrar os dois dias de festa, o palco foi tomado pela voz e carisma da cantora Luiza Barbosa. A “Gauchinha do Brasil”, que ficou conhecida nacionalmente em 2019 ao ser finalista do programa The Voice Kids, da Rede Globo, fez um show mesclando música gaúcha com sertaneja e clássicos do pop nacional.

A festa, promovida pela Tri Produtora com incentivo da Lei Rouanet (Ministério da Cultura), teve patrocínio do Grupo InBetta, Bender Chopp e Macromix.


Marcha pra Jesus foi adiada
No domingo (9), ocorreria a Marcha para Jesus com show do cantor gospel Israel Salazar, mas a atividade foi adiada em razão do tempo instável. Uma nova data será marcada para o evento.

As comemorações do 70º aniversário de Esteio iniciaram-se no dia 28, data da emancipação do Município, com a tradicional missa campal no número 200 da Rua 28 de Fevereiro, no Bairro Parque Amador. A celebração, que esse ano chegou a 23ª edição, foi presidida pelo padre Loivo Kochhann, pároco da Igreja Coração de Maria.


Outras atrações
Além dos shows, quem foi ao Parque Galvany Guedes pode conhecer e adquirir produtos dos artesãos de Esteio e, no sábado, às mulheres puderam cortar o cabelo ou receber massagens, entre outros serviços, no Louge da Primeira-Dama, ações relacionadas ao Dia da Mulher.

As crianças se divertiram também em brinquedos infláveis e o público pode matar a fome em food trucks selecionados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) em edital aberto


A emancipação
Esteio completou 70 anos de emancipação política. Mas a história do Município começou em 1736, quando cerca de 450 km² de terras nas paragens do Cerro de Sapucaia é entregue pelo governo ao português Antônio Fernando de Souza. Passados 140 anos, os operários que trabalhavam na construção da linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo formam junto aos trilhos um pequeno vilarejo na altura das terras da Fazenda do Areião, atravessada pela ferrovia.

Três fatores foram importantes para o crescimento do povoado no início do século passado: a inauguração da estação de trem, a construção de rodovias e a comercialização de lotes na região. Em 1948, Esteio passa à categoria de vila, entrando na década de 1950 com forte mobilização para a transformação em Município. As ações da comunidade resultam na redação, em 22 de novembro de 1952, da primeira convocação oficial do movimento pró-emancipação de Esteio, que pertencia, então, a São Leopoldo.

A campanha leva a um plebiscito, em 8 de dezembro de 1953. Nele, a população decide pela opção de formar uma nova cidade. Assim, em 28 de fevereiro de 1955, em frente a Praça do Expedicionário (onde, então, começaria a funcionar a Prefeitura Municipal), o Município de Esteio é instalado, tendo Alécio Frainer (eleito em 1954) como primeiro prefeito.

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

170

Leia notícias relacionadas