Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Banda Municipal vai selecionar integrantes até final de março

11/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

Estudantes da Rede Pública Municipal de Esteio entre 10 e 16 anos interessados em participar da Banda Municipal de Esteio (BME) têm até o final do mês de março para conversar com o maestro Roger Aguiar e começar os ensaios, que são realizados às segundas e sextas-feiras, das 17h30min às 20h30min, na Emeb Flôres da Cunha (Rua Novo Hamburgo, 1.511 - Parque Amador).

Para participar, é necessário estar acompanhado de pais ou responsáveis no primeiro dia. Não é necessário saber executar nenhum dos instrumentos musicais da banda (veja mais abaixo), mas é importante ter alguma aptidão para a música. Ao longo dos exercícios, o maestro identifica qual a melhor posição do aluno dentro do grupo.

Fundada em 1995 como Banda Escolar na Emeb Flôres da Cunha, a BME representa a cidade em competições e realiza diversas apresentações por ano. Atualmente, é composta por músicos que executam instrumentos de sopro (trompete, trombone, bombardino e tuba), melódicos (lira e escaletas) e de percussão (bumbo, caixa sner, prato e quadriton). O grupo conta, ainda, com corpo coreográfico, baliza, mor de comando e pelotão de bandeiras. As vagas e funções são distribuídas de acordo com a disponibilidade de instrumentos e postos em aberto.

Para Roger Aguiar, a participação no grupo traz muitos benefícios, além de proporcionar momentos de integração e possibilitar a formação de novas amizades. “A música pode fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes de nossa comunidade, bem como para suas famílias. Nós usamos a música como ferramenta de transformação social e inclusão”, destaca o maestro. 


Muitos troféus
A banda esteiense já conquistou vários troféus em competições no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No ano passado, por exemplo, participou do 3º Gauchão de Bandas e Fanfarras, realizado em Itati, município do Litoral Norte Gaúcho, e voltou pra casa com seis troféus na bagagem. 

O grupo foi campeão estadual na categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil, mesma premiação conquistada no evento realizado em Ivoti, no Vale dos Sinos, em 2023. 

Além disso, a BME também sagrou-se bicampeã nas categorias Corpo Coreográfico, Baliza Solo e Mor de Comando; ficou com o segundo lugar no Pelotão de Bandeiras; e dividiu o prêmio de Melhor Banda Marcial em votação realizada através da Internet pela Associação de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul (Abanfaergs), entidade organizadora da competição.

Também em 2025, a BME foi campeã na categoria Banda Marcial Juvenil da 3ª Copa América de Bandas e Fanfarras realizada em Itapema. O grupo voltou do município localizado no Litoral Norte de Santa Catarina também com o segundo lugar em Estandarte e terceiros lugares em Pelotão de Bandeiras, Corpo Coreográfico e Baliza Solo.

Na primeira edição do evento, realizada em 2022, o grupo esteiense havia levantado o troféu de campeão da América na categoria Banda de Percussão Melódica.


História
Em 2019, a então Banda Escolar da Emeb Flôres da Cunha abriu espaço para a participação de estudantes de outras escolas da Rede Pública de Esteio e tornou-se Banda Municipal, começando a representar Esteio em diferentes eventos. Regida pelo maestro Roger Aguiar e coordenada pela diretora Carla Berttoto, a BME encerrou 2024 com 50 integrantes.

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

13

Leia notícias relacionadas