Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Empreenda Mulher promove capacitação de empreendedoras
17/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rocha, Leo Henrique e Djalma Pacheco
O Escritório do Empreendedor Longuinho Musikante, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), promoveu, nesta segunda-feira (17), a primeira edição do Empreenda Mulher - Programação de Capacitação e Incentivo ao Empreendedorismo Feminino.
O evento, realizado em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio e com a agência esteiense do Sicredi na sede da Acise, fez parte da programação do Mês da Mulher de Esteio e integra o rol de ações do Empreenda Esteio, programa que busca fortalecer os negócios locais e impulsionar o desenvolvimento econômico, com atividades como capacitações, consultorias e networking para empreendedores da região.
Antes das palestras, o prefeito Felipe Costella, o titular da SMDEMA, Francisco Alves, a primeira-dama Gabriela Fidellis e o vereador Luciano Battistello enalteceram a grande participação das empreendedoras no evento, que ocuparam as 100 vagas disponíveis, destacaram a importância dos conteúdos que seriam tratados ao longo de todo o dia e lembraram que o empreendedorismo é muito importante para a cidade. “Vocês estão gerando emprego, pagando imposto e fazendo com que a Prefeitura se mantenha viva para poder devolver o serviço público para a sociedade. É uma engrenagem. Se vocês pararem, a gente para; se a gente parar, a sociedade para; e se a sociedade parar, a cidade não anda”, disse o prefeito. “Nas histórias de sucesso, têm duas palavras que não faltam: disciplina e constância. Disciplina vocês má mostraram que têm, por estarem aqui conosco. A constância, a partir de todo conteúdo que vocês vão ter aqui com esses palestrantes maravilhosos vocês podem aplicar nos seus negócios e replicar para, cada vez mais, avançar nos projetos de vocês”, afirmou Gabriela.
Postura empresarial
Após as falas das autoridades, começaram as palestras. A primeira delas foi conduzida pela consultora de vendas e coordenadora do Escritório do Empreendedor, Myla Deck, que abordou o tema “Mercado e postura empresarial”. Myla discorreu sobre tópicos como profissionalismo e ética nos negócios, compromisso com a qualidade e satisfação do cliente, gestão estratégica e planejamento, entre outros.
Ela também orientou as mulheres a aplicarem, sem demora, o que aprenderam na capacitação. “Eu quero que vocês escrevam no caderno de vocês sobre ações que tomarão logo após esse evento. É importante ter esse caminho planejado”, ressaltou.
A palestrante também chamou a atenção das empreendedoras a buscarem formas de se destacar no mercado. “Meu cliente precisa sair encantado com o meu atendimento e com a minha entrega. Qual é o diferencial da tua empresa em relação ao concorrente?”, questionou.
Precificação descomplicada
Ainda pela manhã, uma nova palestra foi conduzida por Cláudio Ramos, Master in Business Administration (MBA) em Gestão de Projetos e graduado em Administração de Empresas. Natural de Esteio, é gerente financeiro, analista de processos e supervisor administrativo.
Cláudio iniciou falando que a precificação é uma parte fundamental para garantir a sustentabilidade da empresa. Também explicou a forma correta de precificar serviços e produtos, que é a junção do custo total com a margem de lucro.
O MBA discorreu sobre a importância de simplificar. “Comecem pequeno, criem pequenas células e tirem o máximo disso. O que estou fazendo hoje e o que farei amanhã? Como vou alavancar? Dediquem o tempo necessário para cada etapa”, ressaltou.
O gerente financeiro também comentou sobre organização do tempo empresarial e pessoal, crescimento sustentável, aplicativos digitais para potencializar a gestão, entre outros.
Redes sociais e método de vendas
Depois do almoço, as mulheres empreendedoras voltaram com mais fome – de conhecimento.
A primeira explanação da tarde coube ao presidente da Acise, Wanderlei Bennemann, que falou sobre a entidade que comanda e os serviços que ela disponibiliza para o empresariado esteiense. Em seguida, as gerentes de Negócios do Sicredi Fernanda Salton e Angélica Brito, falaram sobre os produtos do banco voltados para quem deseja empreender.
As palestras da tarde seguiram com a analista financeira e fotógrafa especialista em ensaios femininos de marca pessoal e marketing digital Carla Dias, que abordou estratégias para posicionar as empresas nas redes sociais e, com isso, alavancar as vendas.
A última palestrante do evento foi a empresária Karen Colombo, criadora e CEO do Método Acelera+, que, de acordo com ela, pode aumentar as vendas em até 40%. Karen, que atua na área de desenvolvimento comercial há três décadas, focou sua fala no método de venda conhecido como Disc, iniciais dos termos, em Inglês, Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, técnica utilizada pelo empresário norte-americano Ray Kroc que entrou na McDonald em 1955 e, em quatro anos, conseguiu vender 500 franquias da rede de fast food.
Trilha do Empreendedor
Promovido pelo Escritório do Empreendedor, o Empreenda Esteio vai oferecer, ao longo do ano, seminários presenciais, painéis e workshops voltados para quem deseja estruturar melhor a empresa, aumentar as vendas e o faturamento e crescer de maneira sustentável.
Entre as atividades, está a Trilha do Empreendedor, voltada para pequenos e médios empresários de Esteio que quiserem receber consultorias gratuitas para ajudar na estruturação ou expansão dos negócios.
As inscrições podem ser feitas através do WhatsApp (51) 98600-8376. Quem não conseguir, pode se inscrever na sede do Escritório do Empreendedor, junto à Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 1º andar – atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h). As sessões são realizadas todas às quartas-feiras (individualmente) e quintas-feiras (em grupo), das 9h às 12h e das 13h às 15h.
Participe da comunidade
Quem tiver interesse em receber muitas informações sobre as atividades de capacitação promovidas pelo Escritório do Empreendedor e parceiros pode se inscrever na Comunidade.
Avisos e notícias importantes, agendamento de sessões de co-workings, aberturas de licitações, tendências do mercado, convites para palestras, divulgação de soluções do Sebrae, anúncios de consultorias e informações sobre eventos imperdíveis são alguns dos assuntos que são tratados.
Para participar, basta acessar o link ou encaminhar uma mensagem para o WhatsApp (51) 98600-8376.
Escritório do Empreendedor
Reformulado e reinaugurado em 26 de outubro de 2022, o Escritório do Empreendedor Longuinho Muzykant, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), oferece capacitação para empreendedores de Esteio através de cursos e palestras, entre outras formas. O Escritório também oferece acesso a apoio técnico e de gestão de negócio, assim como a esclarecimentos sobre questões referentes à formalização, documento de arrecadação simplificada (DAS), declaração anual de faturamento e nota fiscal, além de incentivar a participação de empreendedores em licitações e em feiras municipais. O espaço também é um ambiente para co-working.
Mês da Mulher
O Mês da Mulher está sendo realizado pelo Gabinete da Primeira-Dama com apoio de diferentes pastas da Administração Municipal. As atividades, que ocorrem em diferentes pontos de Esteio, vão até o dia 30 de março, com a FeijucaDelas, uma Feijoada Solidária e com apresentações de escolas de samba e show com a cantora Preta Guedes.
A programação segue nesta quarta-feira (19), às 14h, no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar), com a entrega de 20 kits de maternidade para mulheres atendidas pelo programa Mãe Gaúcha. Na sexta-feira (21), às 19h, será a vez do espetáculo O Palco é Delas, com apresentações de diferentes artistas femininas na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900).
No sábado (22), a UBS Nickollas Gomes – Centro (Rua Fernando Ferrari, 1.162) vai realizar, entre 9h e 12h, coleta de material para exame citopatológico e encaminhar mulheres para mamografias. Não há necessidade de agendamentos para as consultas; basta ir até a UBS (veja mais aqui). A partir das 14h, o Festival Esportivo vai reunir mulheres/atletas no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079 – Olímpica), com aulão de ginástica, partidas de câmbio, que é uma espécie de voleibol adaptado, e uma partida de futsal entre West Ham e FCA, campeã e vice-campeã do Campeonato Municipal de Futsal Feminino do ano passado.
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
43