Cultura, Esporte e Lazer
Saint Patrick’s Day leva alegria ao Espaço de Eventos Rei Pelé
24/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco
Centenas de esteienses foram ao Espaço de Eventos Rei Pelé, no Bairro Santo Inácio, no final da tarde do último sábado (22), comemorar o Dia de São Patrício ou, em Inglês, o Saint Patrick’s Day, uma festa de origem irlandesa que está se tornando cada vez mais popular no Brasil por causa da cerveja, bebida que rega os festejos.
O prefeito Felipe Costella, a primeira-dama Gabriela Fidellis, secretários municipais e vereadores estavam entre o público que participou do evento organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) com produção da By-Gold produtora.
Além da bebida na cor verde, que simboliza a Irlanda, e também a tradicional “loira”, quem foi ao evento apreciou também os shows do cantor Patrick Martins acompanhado da banda Los Fubangos e da banda Stay-o-Rock e o som do DJ Fabrício Bisio. A criançada se divertiu nos brinquedos infláveis e quem tinha fome pode apreciar os lanches servidos pelos participantes da Batalha de Food Truck.
Origem
O St. Parick's Day, homenageia um dos maiores divulgadores do catolicismo em todos os tempos. Nascido na Inglaterra no final do século IV, “Patrício” foi raptado por piratas aos 15 anos e vendido como escravo na Irlanda, onde permaneceu por seis anos. Conseguiu fugir e voltar para a Inglaterra, onde passou a estudar a fundo o cristianismo. Voltou à Irlanda quando tinha cerca de 50 anos e, sem uso da violência, converteu quase 100% do país ao catolicismo.
Por centenas de anos, o Dia de São Patrício (17 de março) era tido na Irlanda como um dia para fazer caridade e enaltecer o amor ao país. Só no século passado a data passou a ser vinculada ao consumo de cerveja. E começou nos Estados Unidos: ao ver que imigrantes e descendentes irlandeses bebiam muito na data (normalmente, fora dela também), os americanos relacionaram as duas coisas. Curiosamente, anos depois os próprios irlandeses aderiram à versão americana e também passaram a valorizar na data o folclórico dos irlandeses.
A festa se espalhou no mundo todo, sobretudo a partir da década de 1990. No Brasil, as festas principais ocorrem em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Assim como em boa parte do mundo, muitos participantes se vestem de verde, uma das cores da bandeira da Irlanda.
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
23