Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Esteio começa a analisar a qualidade do ar
25/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco
Foi instalado, no início da tarde desta terça-feira (25), o aparelho que fará a primeira medição para análise da qualidade do ar em Esteio, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) em parceria da JCTM Comércio e Tecnologia Ltda, empresa que pertence ao grupo Acoem, organização que tem experiência de três décadas em monitoramento ambiental.
O dispositivo foi instalado na sede do Pró-Sinos, que fica junto ao Arroio Sapucaia, no Bairro Liberdade. O local será um dos pontos fixos de coleta; o outro será às margens da BR-116 próximo à Votorantim Cimentos, no Bairro Três Portos. O aparelho também será utilizado para medições em outros pontos da cidade.
Os dados coletados automaticamente, via 4G, serão analisados periodicamente por técnicos da SMDEMA, que receberam treinamento para operar o sistema, com suporte de profissionais da JCTM/Acoem. Caso haja alguma anormalidade, será feita uma investigação para identificar o causador do problema, que será notificado. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também poderá ser comunicada para um trabalho conjunto na identificação do agente causador da poluição.
Além da análise da presença de gás e particulados no ar esteiense, prevista no contrato inicial, será possível, também, fazer medições de temperatura e direção dos ventos.
Para a realização do projeto, a Administração Municipal investirá R$ 172,8 mil por um trabalho de um ano, que poderá ser prorrogado. A JCTM/Acoem foi selecionada em processo licitatório.
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
16