Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Refugiadas e migrantes compartilham experiências em roda de conversa

26/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Uma roda de conversas voltada para migrantes e refugiadas que vivem em Esteio, realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio na tarde desta quarta-feira (26), deu andamento a programação do Mês da Mulher. 

Durante o encontro, conduzido pela coordenadora do Espaço Mundo, Neidi Ittner, e que contou com a participação da psicóloga Marina Guerin e da advogada Carolina Paduim, integrantes do setor de Proteção Psicossocial do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), as mulheres puderam falar sobre suas experiências e vivências, sobre as dificuldades da mudança para um novo país e sobre o que planejam fazer no futuro.

De acordo com Neidi, a ideia é que o encontro funcione como uma espécie de projeto-piloto para futuras atividades voltadas para migrantes e refugiadas promovidas pelo Espaço Mundo, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH).


Diferentes ações
Organizado pelo Gabinete da Primeira-dama em parceria com diferentes pastas da Administração Municipal, o Mês da Mulher em Esteio começou no dia 6 de março com uma ação especial voltada para servidoras do Hospital São Camilo.

Palestras, rodas de conversa, cavalgada, festivais artístico e esportivo, capacitação profissional e mutirão de exames preventivos foram algumas das atividades realizadas durante todo o mês.

A programação segue nesta quinta-feira (26), às 13h, também no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - 2º andar), com o lançamento do Renda Certa Mulher, que trata-se de uma alteração na Lei Municipal 8.182/2022, que criou o Renda Certa, para priorizar, na contemplação dos beneficiados, mulheres vítimas de agressão.

Na sexta-feira (28), durante os desfiles de Carnaval de Esteio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (saiba mais aqui) será realizada uma blitz de conscientização sobre assédio contra mulher.


FeijucaDelas
No domingo (30), às 12h, uma feijoada vai marcar o encerramento da programação.

Batizado de FeijucaDelas, o evento, que terá cunho solidário, será no Piquete da Prefeitura dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (entrada pelo Portão 7 - Avenida Celina Kroeff, Novo Esteio). 

O ingresso custa R$ 50 e toda a renda arrecadada vai ser revertida para a compra de tintas para o Hospital São Camilo. O almoço ficará a cargo do núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa), que vai doar todos os ingredientes e preparar a comida. 

Quem quiser fazer a reserva pode entrar em contato pelos telefones/WhatsApps (51) 99697-4827 (Alessandro), 98609-2209 (Andreia) ou (51) 99779-6071 (Gabriela). O pagamento deve ser feito para a chave pix esteio.cufa@gmail.com.

Além de feijoada, mulheres e homens que forem ao evento também poderão apreciar apresentações de escolas de samba de Esteio e da cantora Preta Guedes.


Programação
Quinta-feira (27)
14h - Lançamento do Programa Renda Certa Mulher
Onde: Salão Nobre da Prefeitura

Sexta-feira (28)
A partir das 21h - Não é Não - Blitz de conscientização sobre assédio contra mulher durante os desfiles de Carnaval de Esteio
Onde: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (BR 116, Km 257 - Novo Esteio)

Domingo (30)
12h - FeijucaDelas - Feijoada Solidária e encerramento das atividades do mês da Mulher – Apresentações de escolas de samba e show com a cantora Preta Guedes
Onde: Piquete da Prefeitura no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Quanto: R$ 50
Reservas: Pelos telefones/WhatsApps (51) 99697-4827 (Alessandro), 98609-2209 (Andreia) ou (51) 99779-6071 (Gabriela)
* Programação sujeita a alterações

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

4

Leia notícias relacionadas