Notícias
Educação
Emeb Érico Veríssimo recebe visita da neta do escritor que empresta nome à instituição
23/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
Os alunos do sexto, sétimo, oitavo e nono ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Érico Veríssimo participaram, na manhã desta quarta-feira (23), de uma atividade diferente. A historiadora e escritora Fernanda Verissimo, neta do renomado escritor gaúcho que emprestou seu nome para batizar a unidade escolar localizada no Bairro São José, participou de um bate-papo com os estudantes.
Na atividade, que integrou a 12ª Semana do Livro e da Leitura, Fernanda, filha do também escritor Luis Fernando Verissimo, falou sobre os trabalhos da sua família, especialmente sobre as obras do avô, e respondeu perguntas feitas pelos alunos.
Depois da ação, a escritora do romance “A Batalha”, feito em parceria com o ilustrador Eloar Guazzelli, falou sobre a importância desse tipo de encontro. “É fundamental essa conversa com jovens leitores e alunos. É uma coisa que meu avô gostava muito de fazer. Ele recebia muitos estudantes, dava entrevistas em casa; as pessoas batiam à porta, turmas de escola queriam conhecê-lo”, contou.
Uma das estudantes que participaram da conversa foi Georgina de Los Angeles Padua Mijares, 11 anos. Logo após o término da ação, a menina, natural da Venezuela, correu para pegar um autógrafo da escritora e falou um pouco sobre a oportunidade de poder ter esse contato com autores literários. “Achei muito legal”, disse. “Nós estamos estudando o avô dela nas aulas”, contou a aluna do sexto ano, moradora do Bairro São José.
Patronesse
Depois, Fernanda caminhou pela escola e conheceu a biblioteca, que vai passar por um processo de revitalização através da arrecadação obtida com uma rifa de páscoa feita pelos alunos. A diretora da Emeb, Ângela Maria Vieira, fez o convite para a escritora ser a patronesse da biblioteca e fazer o descerramento da placa quando ela estiver revitalizada. “Hoje eu recebi essa notícia que muito me emociona. Quando as obras forem concluídas, eu virei, certamente”, disse Fernanda.
Também participou da ação, a titular da pasta da Secretaria Municipal da Educação (SME), Rosemary Kennedy.
Programação até sexta-feira
A Semana do Livro e da Leitura, aberta na última terça-feira (22), tem como objetivo incentivar o ato de ler e de escrever entre os alunos das escolas da rede pública municipal de Esteio. Ela ocorre todos os anos desde 2012, na quarta semana de abril, e está prevista na lei Municipal Nº 5492/2012. As programações, qie vão até a próxima sexta-feira (25), ficam a cargo das unidades escolares e dão ênfase na leitura de obras literárias disponibilizadas pelas bibliotecas das escolas, na produção de textos e em atividades culturais ligadas ao livro e à leitura.
Os Veríssimo
Erico Verissimo
Natural de Cruz Alta, nasceu no dia 17 de dezembro de 1905. O escritor, autor de “O Tempo e o Vento”, maior romance histórico do Rio Grande do Sul, faleceu no dia 28 de novembro de 1975, prestes a completar 70 anos.
“Clarissa”, “Olhais os Lírios do Campo”, “Incidente em Antares” e “Solo de Clarineta” são algumas de suas outras grandes obras. Considerado por muitos como o maior escritor do Rio Grande do Sul e um dos melhores do país.
Luis Fernando Verissimo
É escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista, dramaturgo e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 80 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É autor de livros como “O Analista de Bagé”, “As Mentiras que os Homens Contam” e “As Aventuras da Família Brasil”.
Fernanda Verissimo
Fernanda nasceu no Rio de Janeiro, em 1965, mas mora atualmente em Porto Alegre. É jornalista, tradutora e historiadora. Foi produtora da Otto Desenhos Animados e do Núcleo de Cinema de Animação do Rio Grande do Sul, em parceria com o National Film Board, do Canadá. Especializou-se em bibliografia e história do livro na Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha. Fez mestrado em gestão cultural e doutorado em história moderna na Universidade Sorbonne, em Paris. Estudou os livros impressos nas missões jesuítico-guaranis como pesquisadora convidada da biblioteca John Carter Brown, em Providence, EUA. Foi diretora do Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, Moçambique.
É organizadora do livro “A história de Nicolas I, rei do Paraguai e imperador dos mamelucos”, publicado pela Editora Universidade Estadual Paulista (Unesp). Autora de “Impressão nas missões jesuítas do Paraguai”, publicado pela Editora da Universidade São Paulo (Edusp). E, também, escritora do romance gráfico “A batalha”, feito em parceria com o ilustrador Eloar Guazzelli, publicado pela Quadrinhos na Cia, da Companhia das Letras.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
12