Obras e Serviços Urbanos
Operação Poste Limpo aumenta retirada de fios soltos em 20%
02/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
Moradores do Bairro São Sebastião poderão perceber uma melhoria visual nos fios dos postes da comunidade, o que, além do aspecto visual, gera mais segurança aos pedestres, motoristas e motociclistas.
Na manhã desta sexta-feira (2), uma equipe formada por três servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e por um eletricista da Barz, empresa terceirizada contratada pela Administração Municipal para prestação de serviços em Esteio, trabalharam na ação Poste Limpo na Rua Ezequiel Nunes Filho. À tarde, a equipe continuará pelas vias da comunidade.
De acordo com o coordenador da operação, Charles Pinow Ribas, o serviço, permanente, é realizado pelos servidores da SMOSU desde 2022. Com o início da Operação Poste Limpo, foi realizada uma otimização dos roteiros e reorganização da logística, o que garantiu menor deslocamento entre os pontos a serem atendidos. A mudança representou um aumento de 20% na produtividade.
A equipe exclusiva trabalha retirando os cabos soltos, que estão rompidos e não possuem conexão, e também, fazendo a ancoragem dos cabos de telecomunicações, telefone ou internet, que estão conectados às casas, compactando-os e deixando-os justos, num processo de esticamento e amarração, como se vários fios se tornassem apenas um. Os servidores realizam esse processo em 30 postes a cada ação, o que dá, aproximadamente, 1,2 mil metros de fios recolhidos ou ancorados por dia.
O objetivo é compactar os fios para garantir segurança, o que reduz as chances de rompimento e queda nas vias públicas, diminuindo, também, a poluição visual com os cabos soltos pelo município.
As ações são diárias e englobam todos os bairros de Esteio. Antes do deslocamento para a manutenção e remoção dos fios, os servidores fazem um mapeamento para observar a situação dos postes e planejar a ação.
A SMOSU está priorizando áreas onde há escolas, unidades básicas de saúde (UBSs) e locais com maior circulação de pessoas, como na Avenida Presidente Vargas, onde a ação é realizada a cada 15 dias.
Editoriais
Obras e Serviços Urbanos
Compartilhe:
de
13