Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Mutirão de castrações no Santo Inácio beneficia 41 animais
14/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) realizou, nesta quarta-feira (14), o quinto mutirão de castrações e esterilizações de cães e gatos de 2025. Os procedimentos foram realizados pela clínica veterinária Senses, instituição de Capão da Canoa contratada pela Administração Municipal para a prestação do serviço com o apoio do Castramóvel esteiense. A ação, promovida no Espaço Rei Pelé, no Bairro Santo Inácio, beneficiou 16 gatas, 11 gatos, oito cachorras e seis cães.
Uma das esteienses contempladas foi a profissional autônoma Cíntia Dornelles, 34 anos. “Primeira vez que estou participando do mutirão. Muito bom”, disse a moradora do Bairro São José. “Eu morava em Sapucaia e nunca vi um mutirão lá. Quando cheguei aqui em Esteio, minha vizinha comentou sobre as castrações. Eu entrei em contato com a Prefeitura e logo recebi o retorno de que a castração foi agendada. Tudo muito rápido”, contou a dona da Lóri, cadela que foi esterilizada.
Trabalho constante
Atualmente, o serviço de castrações/esterilizações é realizado pela Senses, Onda e Vivivet, através de mutirões de castração nos bairros, e pela Bundchen, na clínica em Sapucaia do Sul.
Somente no ano passado, foram 1,8 mil animais atendidos. Até abril, o CBEA, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), já tinha atendido 428 animais. Em 2023, o CBEA contemplou 1,2 mil cães e gatos com os procedimentos. As quatro entidades são contratadas pela Administração Municipal para a prestação do serviço.
Quem tem direito e como pedir a castração
O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.
A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelos telefones 156 e 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo - de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).
Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.
Animais já saem castrados na adoção
Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. Quem quiser adotar um amigo pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA (51) 2700-4367.
Petmóvel
Uma solenidade realizada no último sábado (10) marcou a entrega de um automóvel para uso do CBEA.
Batizado de Pet Móvel, o veículo, uma Spin adaptada, será utilizado para buscar animais errantes e comunitários para atendimento veterinário e emergencial no CBEA. O carro também será utilizado para transporte de animais que estão em atendimento no CBEA e que precisam de internação em clínicas conveniadas e outros serviços do órgão e poderá ser acionado, ainda, pelas ONGs de Esteio que atuam na causa animal.
As chaves foram entregues pelo prefeito Felipe Costella para a diretora do CBEA, Luciane Baretta, e para a representante da ONG Grupo Esteiense de Proteção aos Animais de Rua (Gepar), Dina Vicente.
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
18