Notícias
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Cerca de 150 mil pessoas prestigiaram a 4ª Multifeira, 18ª Fenasul e 45ª Expoleite
20/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rocha, Djalma Pacheco e Rosiele de Mello
Encerrou-se no último domingo (18) a 4ª Multifeira de Esteio, realizada pela Administração Municipal em paralelo a 18ª Fenasul e 45ª Expoleite no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. De acordo com os organizadores dos três eventos, cerca de 150 mil pessoas prestigiaram as atividades, iniciadas na última quarta-feira (14).
Realizada nos pavilhões Internacional, do Artesanato e da Agricultura Familiar do PEEAB, a 4ª Multifeira ofereceu ao público diferentes opções de produtos e serviços e a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre empresas, entidades associativas, escolas e start ups, entre outras instituições. O evento contou, ainda, com exposição de artesanato, com o 3º Rodeio Artístico de Esteio e com o 2º Campeonato Pan-Americano de Assadores Ancestrais, onde foi assada, segundo o chef Edi Dagrê, responsável pela atividade, a maior linguiça do mundo, com 187,7m de cumprimento, e preparado o maior carreteiro do planeta, com 10 toneladas de alimentos. Shows musicais com grandes nomes da música do Rio Grande do Sul, Feira da Agricultura Familiar com 40 estandes de agroindústrias gaúchas e a Feira da Inovação também fizeram parte da programação.
A feira esteiense ocorreu em paralelo com a Fenasul/Expoleite, que contou com a realização de concurso leiteiro, avaliação morfológica, seminários e eventos técnicos, entre outras atividades. Cerca de 3 mil animais foram inscritos, entre os que participam de campeonatos e do rodeio de tiro de laço. A programação reúne produtores rurais, empresas, entidades e lideranças do agro.
Os eventos simultâneos foram realizados pela Seapi e Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), com copromoção da Prefeitura, Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).
A Multifeira teve produção da Tri Produtora, patrocínio do Grupo InBetta, Macromix e Bender Chop com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
Rodeio Artístico
Cerca de 1,3 mil competidores participaram do 3º Rodeio Artístico de Esteio, evento promovido pelo CTG Independência Gaúcha com apoio da Prefeitura Municipal.
O festival artístico esteiense, que está se consolidando como um dos maiores do Rio Grande do Sul, reuniu 54 grupos de danças de várias cidades do Estado e 181 competidores individuais nas categorias Chula, Declamação (Feminina e Masculino) e Intérprete Solista Vocal (Feminina e Masculino). O rodeio contou até com um representante de Chapecó, município catarinense.
O prêmio mais disputado do final de semana ficou pertinho. O CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, foi o campeão das Danças Tradicionais – Força A, levando para casa, além do troféu, um prêmio de R$ 6,1 mil. No total, o evento distribuiu R$ 6,1 mil para os melhores de cada modalidade.
Com incentivo da Lei Rouanet, o 3º Rodeio Artístico de Esteio teve produção da Tri Produtora e patrocínio da Bender Chopp.
Maior carreteiro do mundo
No domingo, Esteio foi sede da preparação do Maior Arroz de Carreteiro do Mundo, que começou a ser preparado ainda no sábado (17), com o corte dos ingredientes.
Antes mesmo do sol nascer para o último dia de Feira, já tinha gente trabalhando em volta de uma panela com 7,4 metros de cumprimento, construída com 8 toneladas de aço, onde foram colocadas 3 toneladas de arroz, 2 toneladas de carne, 1 tonelada de molho e 650 quilos de cebola e alho, fora outros temperos. Ao lado, sempre quente, uma “chaleira” gigante, com cerca de 4 mil litros de água quente utilizada no cozimento. No final, foram 10 toneladas de alimentos, um recorde mundial, segundo os organizadores, preparados com a ajuda de 300 voluntários.
Além de ser oferecido para quem estava no parque, o alimento foi distribuído para cerca de 6,5 mil pessoas de comunidades de Esteio, através de ação da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), Núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa) e Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos e Pastores de Esteio (Cimepe).
Mostra de Balonismo
No final da tarde de sábado (17), quem estava no Parque Assis Brasil foi surpreendido por dois enormes balões no céu durante a 1ª Mostra de Balonismo de Esteio. Os equipamentos foram trazidos pela Canyon Park Balonismo, Aruá Balonismo e Grota Balonismo, empresas de Praia Grande, município de Santa Catarina que é chamado de Capadócia Brasileira, em alusão à cidade turca famosa pelos voos de balão.
O prefeito Felipe Costella, o vice-prefeito Rafael Figliero e os titulares das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), Francisco Alves, e de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Brayon Marques, além de outras autoridades municipais, participaram de um voo cativo, que é quando o balão levanta do solo, mas seguro por cordas.
A mostra teve apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Praia Grande, representada pelo titular da pasta, Henrique Maciel.
Feira de Ciência
A Feira da Inovação ofereceu espaço para entusiastas das novas tecnologias e empreendedores. Os 14 estandes foram ocupados por clubes de robótica de Esteio, startups, Feevale Techpark e entidades como Central Única da Favelas (Cufa), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Uma unidade móvel de costura do Senai ofereceu oficinas durante o evento, que teve apoio do Sebrae, Fiap/Alura, Senac, Senai, BRDE e Cufa
Junto à Feira da Inovação, que ficava no Pavilhão do Artesanato, estava instalado o Palco da Inovação, espaço para diferentes painéis e palestras sobre o tema.
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
170