Notícias
Cidadania e Direitos Humanos
Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos inicia intervenções da Operação Inverno
30/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rosiele de Mello
Devido às baixas temperaturas que têm atingido o Município, assim como todo o Estado, na noite desta quinta-feira (29), servidores da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) percorreram as ruas de Esteio realizando abordagens a pessoas em situação de rua no início da Operação Inverno do Esteio Acolhedor.
A ação será realizada todas as noites em que a previsão do tempo indicar que os termômetros vão ficar abaixo de 6ºC. A proposta é trabalhar no convencimento para que as pessoas desabrigadas passem as noites mais frias no hostel que fica junto a Republica Juntos, no Bairro Santo Inácio (Rua Henrique de Paula Silveira, 93). Aos que se recusarem, são entregues marmitas, café com leite, bolacha, cobertor e kit higienie.
A ação conta com o apoio de técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Durante as abordagens, as equipes conversaram com quem está em situação de rua e precisa de ajuda, convidando para o acolhimento no hostel como alternativa para não passar a noite na rua devido ao frio. Também são oferecidas orientações sobre os serviços da rede.
Sobre o hostel
Um dos principais recursos oferecidos para quem vive nas ruas é o acolhimento no hostel. Com horário de funcionamento diário das 19h às 7h, o serviço tem como propósito ser um espaço de transição. Ele funciona como uma pré-república, onde as pessoas podem se reorganizar e reiniciar suas rotinas com o apoio da rede de serviços.
Onde procurar ajuda
Quem vive nas ruas ou em vulnerabilidade social pode buscar, por conta própria, auxílio junto ao Centro de Referência em Assistência Social (Creas) Girassol, que a partir de segunda-feira (2) atenderá na Travessa Germano Von Hohendorf, 55, no Bairro São Sebastião (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
Quem faz uso de álcool e outras drogas podem ser direcionados para os Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) Mãos Dadas, que fica na rua 24 de Agosto, 500, Bairro Centro (atendimento na segunda-feira das 8h às 20h, e de terça a sexta-feira, das 8h às 17h) e aqueles que necessitam de tratamento psicológico e/ou psiquiátrico podem se direcionar para o Caps II Aquarela, na rua dos Ferroviários, 335, Bairro Centro ( atendimento segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h e quinta-feira, das 13h às 17h).
A comunidade pode colaborar indicando casos ou situações que demandem atenção, através do Plantão de Direitos Humanos, pelo Whatsapp (51) 99749-3654 ou pela Ouvidoria, através do aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store). O contato pode ser feito, ainda, pelo DisqueEsteio, pelos telefones 156 e 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), e através do WhatsApp, pelo número 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h).
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
11