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Secretaria da Cultura oferece capacitação em economia criativa

10/06/2025

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No dia 18 de junho, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) vai iniciar as aulas do Plano de Capacitação em Economia Criativa, voltado para produtores culturais, artistas, artesãos, empreendedores criativos e outras pessoas que atuam na área.

Ao todo, serão quatro encontros, todos realizados no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), das 18h às 21h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através de formulário eletrônico.

No primeiro dia, a artista, gestora cultural e CEO da Moldô, Carol Biberg, e o artista plástico, bailarino, produtor cultural e fundador do Ponto de Cultura Fluxo Mandinga Arte Movimento, Flowjack Mandinga, vão valar sobre “Economia Criativa e Cultura Periférica: Potências e Desafios”. No dia 30 de junho, Carol e Flowjack vão abordar como tema os “Modelos de Negócio Criativo: Do Artesanato à Moda Urbana”.

O encontro 3, sobre “Gestão de Projetos e Circulação na Cultura Urbana”, será no dia 22 de outubro. A última aula será no dia será no dia 29 de outubro, quando os professores vão falar sobre “Comunicação, Redes e Plataformas para Criativos”.


Aulas do Plano de Capacitação em Economia Criativa
Quando: 18 e 30 de junho e 22 e 29 de outubro, das 18 às 21h

Onde: Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)

Como se inscrever: Através de formulário eletrônico

Quanto: Gratuito


Programação detalhada
Encontro 1 — Economia Criativa e Cultura Periférica: Potências e Desafios
Conteúdos: O que é economia criativa e como ela fortalece os territórios periféricos - A experiência do Rio Grande do Sul: do Ponto de Cultura às redes latino-americanas - Cases inspiradores: Fluxo Mandinga, Tecendo em Tinta Preta, RS Criativo
Dinâmica prática: Mapeamento coletivo das potências criativas locais (Roda das Criatividades)

Encontro 2 — Modelos de Negócio Criativo: Do Artesanato à Moda Urbana
Conteúdos: Ferramentas para estruturar negócios criativos: Canvas Criativo e Triple Bottom Line - Moda, design e cultura urbana como negócios identitários e sustentáveis - Impacto social e valorização das culturas locais no empreendedorismo
Dinâmica prática: Oficina: construção do esboço do modelo de negócio próprio

Encontro 3 — Gestão de Projetos e Circulação na Cultura Urbana
Conteúdos: Da ideia ao projeto: métodos ágeis e gestão cultural prática - Leis de incentivo, editais e feiras criativas (MIC BR, MICA, Expo Favelas) - Como circular projetos culturais e criativos no Brasil e na América Latina
Dinâmica prática: Exercício de formatação de um projeto real para edital ou feira

Encontro 4 — Comunicação, Redes e Plataformas para Criativos
Conteúdos: Como construir uma marca cultural potente e identitária - Ferramentas digitais para divulgação e comercialização (Instagram, WhatsApp, Marketplaces) - Redes colaborativas e articulação política-cultural periférica
Dinâmica prática: Roda de pitches dos projetos com feedback dos ministrantes

Resultados Esperados
Empreendedores criativos com modelo de negócio estruturado 
Projetos culturais formatados para editais e circulação 
Fortalecimento de redes de colaboração entre criadores urbanos e periféricos 
Valorização das identidades culturais locais com foco em sustentabilidade e impacto social


Os ministrantes
Carol Biberg
Artista e gestora cultural, especialista em Indústrias Criativas, CEO da Moldô e com ampla trajetória em políticas públicas e capacitação de empreendedores criativos no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Jackson Conceição
Artista plástico, bailarino, produtor cultural e referência na cultura hip hop do Rio Grande do Sul. Fundador do Ponto de Cultura Fluxo Mandinga, diretor regional da CBRB, com atuação destacada na economia criativa urbana e redes periféricas.

 

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