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Primeira aula da capacitação em economia criativa será nesta quarta-feira

16/06/2025

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Ainda dá tempo para produtores culturais, artistas, artesãos, empreendedores criativos e pessoas em geral que atuam nesta área realizarem a inscrição, através de formulário eletrônico, para o Plano de Capacitação em Economia Criativa. A primeira aula será nesta quarta-feira (18), das 18h às 21h, no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150).

A capacitação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) contará com quatro encontros. O primeiro será sobre “Economia Criativa e Cultura Periférica: Potências e Desafios”, ministrado pela artista, gestora cultural e CEO da Moldô, Carol Biberg, e pelo artista plástico, bailarino, produtor cultural e fundador do Ponto de Cultura Fluxo Mandinga Arte Movimento, Flowjack Mandinga.

A segunda aula será no dia 30 de junho, quando Carol e Flowjack vão abordar como tema os “Modelos de Negócio Criativo: Do Artesanato à Moda Urbana”.

O terceiro encontro, sobre “Gestão de Projetos e Circulação na Cultura Urbana”, será no dia 22 de outubro. No último, em 29 de outubro, os professores vão falar sobre “Comunicação, Redes e Plataformas para Criativos”.


Aulas do Plano de Capacitação em Economia Criativa
Quando: Quarta-feira (18) e 30 de junho e 22 e 29 de outubro, das 18 às 21h

Onde: Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)

Como se inscrever: Através de formulário eletrônico

Quanto: Gratuito


Programação detalhada
Encontro 1 — Economia Criativa e Cultura Periférica: Potências e Desafios
Conteúdos: O que é economia criativa e como ela fortalece os territórios periféricos - A experiência do Rio Grande do Sul: do Ponto de Cultura às redes latino-americanas - Cases inspiradores: Fluxo Mandinga, Tecendo em Tinta Preta, RS Criativo
Dinâmica prática: Mapeamento coletivo das potências criativas locais (Roda das Criatividades)

Encontro 2 — Modelos de Negócio Criativo: Do Artesanato à Moda Urbana
Conteúdos: Ferramentas para estruturar negócios criativos: Canvas Criativo e Triple Bottom Line - Moda, design e cultura urbana como negócios identitários e sustentáveis - Impacto social e valorização das culturas locais no empreendedorismo
Dinâmica prática: Oficina: construção do esboço do modelo de negócio próprio

Encontro 3 — Gestão de Projetos e Circulação na Cultura Urbana
Conteúdos: Da ideia ao projeto: métodos ágeis e gestão cultural prática - Leis de incentivo, editais e feiras criativas (MIC BR, MICA, Expo Favelas) - Como circular projetos culturais e criativos no Brasil e na América Latina
Dinâmica prática: Exercício de formatação de um projeto real para edital ou feira

Encontro 4 — Comunicação, Redes e Plataformas para Criativos
Conteúdos: Como construir uma marca cultural potente e identitária - Ferramentas digitais para divulgação e comercialização (Instagram, WhatsApp, Marketplaces) - Redes colaborativas e articulação política-cultural periférica
Dinâmica prática: Roda de pitches dos projetos com feedback dos ministrantes

Resultados Esperados
Empreendedores criativos com modelo de negócio estruturado 
Projetos culturais formatados para editais e circulação 
Fortalecimento de redes de colaboração entre criadores urbanos e periféricos 
Valorização das identidades culturais locais com foco em sustentabilidade e impacto social


Os ministrantes
Carol Biberg
Artista e gestora cultural, especialista em Indústrias Criativas, CEO da Moldô e com ampla trajetória em políticas públicas e capacitação de empreendedores criativos no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Jackson Conceição
Artista plástico, bailarino, produtor cultural e referência na cultura hip hop do Rio Grande do Sul. Fundador do Ponto de Cultura Fluxo Mandinga, diretor regional da CBRB, com atuação destacada na economia criativa urbana e redes periféricas.

 

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