Cidadania e Direitos Humanos
Chuvas em Esteio: Prefeitura decreta situação de emergência
30/06/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Considerando o volume de chuva que atingiu Esteio entre os dias 17 e 23 de junho, o prefeito Felipe Costella assinou o Decreto Municipal 8.605/2025, datado de 23 de junho, que declara Situação de Emergência nas áreas do município que foram afetadas por alagamentos.
As chuvas tiveram média superior à prevista para esta época do mês, com a marca de 265,8mm de precipitação pluviométrica, sendo que, somente no dia 17 de junho, o acumulado foi de 112,6mm. Por isso, famílias de Esteio em diversas áreas do território foram atingidas por cheias e a administração disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos, bem como para assistência da população e restabelecimento de serviços.
O documento confirma a necessidade de mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, sob a coordenação da Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), e autoriza-se a adoção de medidas administrativas excepcionais e a execução de ações de resposta e de recuperação das áreas atingidas pelo evento adverso.
Com o Decreto, os esteienses que tiveram as casa atingidas pelas chuvas podem solicitar recursos do Volta por Cima, programa do governo do Rio Grande do Sul que oferece auxílio financeiro a famílias afetadas por calamidades públicas, devidamente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e residentes em municípios com situação de emergência ou calamidade pública decretadas. Em Esteio, as famílias atingidas podem se cadastrar para receber o benefício, que consiste em uma parcela única de R$ 2 mil.
Para ser contemplado é necessário ter sido identificado como morador de área atingida a partir do mapeamento realizado pelo governo estadual.
Para saber se é possível receber os recursos e como proceder acesse o site www.rs.gov.br/volta-por-cima.
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
0