Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Pronto Atendimento Digital registra quase 22 mil atendimentos no primeiro semestre

02/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

A esteiense Maria Claudete Portela Pereira, 71 anos, moradora do Bairro Tamandaré, é usuária do Pronto Atendimento Digital desde o início do projeto em agosto de 2022. Coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o PAD possibilita a consulta com médicos e enfermeiros através do telefone e WhatsApp 0800-888-9622 .

Somente no primeiro semestre de 2025, o serviço registrou quase 22 mil atendimentos. Para sermos mais precisos, entre 1º de janeiro e 30 de junho, foram 21.956 consultas com médicos e enfermeiros realizadas. O número se aproxima do que foi anotado em todo o ano passado, quando houveram 23.612 registros, o que indica aumento da procura dos esteienses pelo serviço.

Maria Claudete faz acompanhamento para ansiedade e controle de colesterol e, todos os meses, utiliza o PAD para fazer a renovação das receitas de medicamentos de uso controlado. “O Pronto Atendimento é ótimo! A comodidade de não precisar ficar na fila da UBS para renovar minhas receitas compensa muito. Sempre fui bem atendida”, elogiou a vendedora aposentada. “Eu entro em contato pelo WhatsApp e é muito rápido o retorno. A minha receita vem em questão de minutos”, contou.

Adepta do serviço, ela sempre recomenda o PAD para amigos e familiares. “Sempre indico para todo mundo que precisa e logo passo o número do atendimento”, relatou.


Não só para receitas
O serviço tem como objetivo oferecer, com o uso da tecnologia, mais uma porta de acesso à rede de atenção primária à saúde do Município, oportunizar teleconsultas com enfermeiros e médicos para pacientes com casos leves e moderados ou reduzir o fluxo de pessoas para troca de receitas, desde que o paciente tenha participado de uma consulta presencial nos últimos 12 meses.

O Pronto Atendimento Digital pode ser utilizado 24 horas por dia, todos os dias da  semana, quando não houver urgência no atendimento ou risco de morte para o paciente (nessas situações, o mais indicado é buscar um hospital).


Sem burocracias”
O servidor público aposentado Jorge Henrique da Silva Mackenzie, 61 anos, conheceu o serviço em março para renovar uma receita médica. O morador do Bairro Santo Inácio é mais um dos esteienses que aprovam o uso do PAD. “Foi tudo muito rápido, sem burocracia, sem precisar me deslocar para ser atendido. Em pouco tempo, já estava com a receita atualizada no meu celular”, contou.

Jorge, que faz uso contínuo de uma medicação para controle do colesterol há cerca de um ano, soube do PAD por meio de uma vizinha. “Ela comentou comigo sobre o atendimento digital. Fiquei curioso, procurei saber mais e acabei usando também. Achei excelente”, elogiou. “Antes, eu precisava ir até a unidade de saúde, esperar e pegar fila. Agora é muito mais simples. Me sinto mais independente e bem atendido”, disse.

De acordo com SMS, a maioria das ligações realizadas pelos esteienses são mesmo para pedidos de troca de receitas médicas, como os casos de Maria Claudete e Jorge Henrique. Entre as queixas clínicas mais apontadas, dores de garganta, de cabeça e nas costas são as mais constantes, assim como problemas com ansiedade, diarreia, vômito e tosse. Quem mais procura pelo serviço são as mulheres e pessoas entre 60 e 69 anos são as que mais utilizam o teleatendimento.

Os dados reforçam a consolidação do PAD como uma alternativa eficiente e acessível para os moradores de Esteio, especialmente para quem enfrenta dificuldades de locomoção ou possui uma rotina intensa. Com atendimento ágil e humanizado, o serviço tem se mostrado uma importante ferramenta de modernização da saúde pública municipal.


Como é a consulta
Operado pela Topmed, empresa com sede em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, o atendimento virtual é feito através do telefone 0800-888-9622.

Após o paciente fazer a ligação, um técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central passa a chamada para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os atendentes acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço.

Validados os dados, o profissional enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.

Caso o paciente possa ser atendido pelo PAD 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente.

Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.

Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista.


Cadastre-se na UBS de referência
A SMS salienta que há duas condições básicas para poder utilizar o serviço: o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma unidade básica de saúde do Município.

Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o Pronto Atendimento Digital posteriormente. Para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência.

Caso seja constatada urgência, o paciente é orientado a procurar o Hospital São Camilo o mais rápido possível.


Pronto Atendimento Digital 24 horas Esteio
Quem pode acessar: Moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do Município

Como acessar: Através do telefone gratuito 0800-888-9622

Quando: Durante 24 horas por dia, sete dias por semana

Casos em que o serviço pode ser acessado: Quando não houver emergência ou risco de morte para o paciente. Entre as situações que podem ser atendidas virtualmente estão quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. O serviço também pode ser usado para pedido de renovação de receita, desde que o paciente tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

9

Leia notícias relacionadas