Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras e Serviços Urbanos

Secretaria de Obras ultrapassou 38 mil metros de redes hidrojateadas nos seis meses de 2025

02/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Dailton Lima

A Prefeitura de Esteio segue com o trabalho intensivo de limpeza e manutenção das redes de drenagem da cidade. Desde o início da operação, já foram hidrojateados 38.296 metros de rede pluvial, realizadas 436 vistorias técnicas e limpas ou desobstruídas 1.742 bocas de lobo.

Um dos focos atuais é o Bairro Novo Esteio, onde os trabalhos estão sendo feitos com o uso de três caminhões hidrojatos. Dois deles atuam diretamente na limpeza das redes subterrâneas, enquanto o terceiro realiza a limpeza das bocas de lobo, otimizando o processo. Até agora, somente neste bairro, já foram hidrojateados 6,6 mil metros de rede, feitas 112 vistorias e limpas 265 bocas de lobo.

O serviço chegou até a Avenida Rio Branco, abrangendo também a limpeza na região da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Irmã Sibila Ana Burin, à medida que o nível de água nas redes diminui. O cronograma precisou ser interrompido temporariamente devido às chuvas recentes.

Além dos três hidrojatos locados, o município conta com um quarto equipamento próprio, destinado a atender demandas emergenciais, como alagamentos pontuais e obstruções causadas por enxurradas.


Meta é atender todos os bairros
A estratégia da Prefeitura é priorizar os bairros mais afetados pelas enchentes, como Novo Esteio, Três Portos, São Sebastião e São José, onde há maior acúmulo de barro e detritos. Somente após a conclusão desses bairros, as equipes irão avançar para outras regiões da cidade.

“Esse é um trabalho complexo e demorado, porque precisa ser feito ponto a ponto, boca de lobo por boca de lobo. Em muitos locais, ao encontrar obstruções mais severas, as equipes precisam acionar pedreiros para abrir o pavimento e remover brocas. Atualmente, temos quatro frentes de trabalho com pedreiros no Novo Esteio executando esse serviço”, explica a titular da SMOSU, Lilian Haigert.

A meta da Prefeitura é concluir o trabalho de hidrojateamento em todos os 13 bairros da cidade até 31 de dezembro. Apesar da complexidade da ação, os resultados já são perceptíveis: em áreas onde o serviço foi realizado com excelência, como no entorno da Emei Sibila, por exemplo, os alagamentos deixaram de ocorrer, comprovando a eficácia da iniciativa.

Editoriais

Obras e Serviços Urbanos

Compartilhe:

de

11

Leia notícias relacionadas