Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Esteio inicia novo mutirão de castração de cães e gatos
21/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), iniciou, nesta segunda-feira (21), um mutirão de castrações e esterilizações de cães e gatos, realizado pela Vivivet, clínica veterinária de Porto Alegre que tem contrato com a Administração Municipal para a realização do serviço.
Pela manhã, trabalhadores da empresa buscaram os animais de tutores que foram previamente comunicados pelo CBEA em frente às unidades básicas de saúde (UBSs) Prefeito Juan Pio Germano (Ezequiel), no Bairro São Sebastião, e Nickolas Gomes (Centro), no Bairro Centro.
Os pets serão devolvidos nesta terça-feira (22), quando outros bichos dos mesmos bairros serão levados para os procedimentos na Capital. Na quarta-feira (23), será a vez de atender animais do Bairro São José.
Entre os tutores atendidos, estava o casal Giovani Silva, 46 anos, e Joice Vargas, 45. Joice, que trabalha como tosadora, contou que atua por iniciativa própria como protetora dos animais, fazendo resgates e doações de animais que encontra pelas ruas sem os devidos cuidados. “Eu trouxe uma pitbull, que foi retirada de maus-tratos, e uma pinscher, que foi abandonada”, disse. “Eu pego eles e antes de doar procuro a castração”, contou a moradora do Centro.
Ao todo, 75 felinos e caninos foram selecionados para serem contemplados nesta semana. Os animais serão devolvidos aos tutores com roupa pós-cirúrgica e medicação.
Trabalho constante
Atualmente, o serviço de castrações/esterilizações em Esteio é realizado pela Senses, Onda e Vivivet, através de mutirões de castração, e pela Bundchen, na clínica em Sapucaia do Sul.
De 1º de janeiro deste ano até a última sexta-feira (18), o CBEA já realizou 656 castrações/esterilizações. No ano passado, foram 1.807 animais atendidos. Em 2023, o órgão encaminhou 1.188 animais para a castração e esterilização.
Quem tem direito e como pedir a castração
O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.
A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelos telefones 156 e 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo - de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).
Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.
Animais já saem castrados na adoção
Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. Quem quiser adotar um amigo pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA (51) 2700-4367.
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
12