Notícias
Governança e Gestão
Escola de Gestão Pública realiza capacitação sobre administração de conflitos no trabalho
25/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
Nesta sexta-feira (25), servidores públicos de diversas pastas da Administração Municipal participaram da quarta capacitação do Programa Qualidade de Vida no Trabalho, promovida pela Escola de Gestão Pública (EGP), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG). A atividade, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, foi conduzida pelo conselheiro da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) Éverton Corrêa, que palestrou sobre “Administração de conflitos como competência essencial moderna”.
Na abertura do evento, a titular da SMGG, Priscila Moreira Lucas, agradeceu os servidores pela participação na capacitação. “É um assunto muito importante. Desejo que seja um momento produtivo, de aprendizado e conhecimento”, disse.
Éverton falou sobre diversos tópicos relativos à psicologia, neurociência, relação intrapessoal e interpessoal, como o livre arbítrio. “Eu tenho a capacidade de tomar conta da minha vida, ser dono dela, protagonista, autor que define o que eu quero”, disse. O conselheiro chamou atenção para as influências externas na vida pessoal. “E você vai ser dominado hoje pelo celular, pelo influenciador digital? Que define até a cor da roupa que eu vou usar?”, questionou.
O palestrante falou, também, sobre as diversas áreas da vida como cuidado pessoal, família, trabalho, vida intelectual, religiosa para quem tem religião, entre outros tópicos, no qual destacou a busca por equilíbrio entre elas e o que o conflito é parte integrante da vida.
No final, Éverton ensinou técnicas para lidar com conflitos e resolver situações confrontantes.
O programa Qualidade de Vida no Trabalho teve início no dia 30 de abril com uma palestra sobre “Promoção de inclusão e diversidade no ambiente de trabalho”. As duas últimas capacitações foram sobre “Educação Financeira”, no dia 13 de maio, e “Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”, no dia 30 de maio.
Mais dois encontros estão previstos até o fim do ano com temas a serem definidos conforme demanda dos servidores.
A EGP
As atividades da EGP, instituída pela Lei Municipal 6957/2018, podem ser presenciais ou a distância (EAD). Elas têm como público-alvo os servidores públicos ativos da Administração Direta, cargos em comissão, estagiários e contratos emergenciais da Prefeitura, mas também podem ser abertas ao público externo, que recebem certificados de conclusão. A EGP pode trabalhar com educadores externos, por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos, e internos, com servidores municipais devidamente capacitados no curso de Formação de Educadores, que será fornecido pela EGP.
A previsão da EGP é oferecer mais de 160 horas de capacitações em 2025, o dobro da meta estipulada para o ano e quase o dobro das realizadas em 2024 (83 horas).
Quando da oferta de novas atividades, os servidores recebem um memorando informando sobre a atividade e orientações de como fazer as inscrições. Algumas capacitações a distância estão sempre disponíveis para os funcionários municipais através de portal interno.
Editoriais
Governança e Gestão
Compartilhe:
de
7