Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Secretaria da Educação inicia 1ª Jornada Formativa de Inclusão

28/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

Profissionais de apoio escolar das escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e de Educação Básica (Emebs) de Esteio iniciaram, nesta segunda-feira (28), uma semana de capacitações que serão oferecidas pela 1ª Jornada Formativa de Inclusão e Educação. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), a ação ocorre no período de recesso escolar e tem como objetivo aprofundar e qualificar as práticas de inclusão no cotidiano das escolas.

Na abertura oficial, realizada antes da primeira palestra do dia, no Salão Nobre da Prefeitura, o vice-prefeito Rafael Figliero agradeceu os apoiadores escolares e lembrou que o trabalho deles é fundamental para a cidade, alunos e professores. “Eu sempre digo que não existe função mais ou menos importante. O que nós temos são funções diferentes, mas todas elas são importantes. E vocês atuam com a responsabilidade de estar com o bem mais precioso de uma família, que são os seus filhos”, ressaltou.

Em sua fala, a titular da SME, Rosemary Kennedy, destacou a ajuda dos profissionais no dia a dia das escolas e afirmou que a expectativa com as atividades da Jornada era muito positiva. “Eu tenho certeza que esse trabalho dará diferença lá na ponta, porque vocês representam as mãos que a gente precisa. Vocês representam a força que a gente necessita”, disse. “A gente sabe o quão importante são os auxiliares de educação e de inclusão na prática pedagógica”, completou.

A primeira palestra do dia foi conduzida pela doutora em Educação Renata Porcher Scherer, que falou sobre “as contribuições do profissional de apoio escolar para o acompanhamento da aprendizagem de crianças/estudantes com deficiência intelectual/transtorno de desenvolvimento intelectual”.

A palestrante discorreu sobre o papel do profissional de apoio escolar, sobre os mitos do transtorno de desenvolvimento intelectual e as relações dos alunos deficientes com a sociedade. Renata usou como exemplo de abordagem a história de André Mesquita, aluno com Síndrome de Down que tinha o sonho de ser goleiro e acabou sendo campeão europeu de futsal com a Seleção Portuguesa de Futsal Síndrome de Down. “O André aprendeu a ler e a escrever, adquiriu noções básicas de Matemática, concluiu o Ensino Fundamental e, também, o Médio”, relatou. “Nós poderíamos pensar que ninguém ouviria o André sobre seu sonho de ser goleiro, mas, a partir do momento que eu olho pra esse sujeito como alguém que pode sonhar, eu consigo como comunidade proporcionar um projeto de vida para ele”, explicou.

Concomitantemente, na Câmara dos Vereadores, era realizado um painel sobre “a importância da articulação entre auxiliares de educação/inclusão, Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)”, onde profissionais da área debateram e aprofundaram questões de pedagogia, psicologia, como também contaram histórias pessoais de inclusão e acolhimento.

À tarde, os apoiadores escolares que estavam no Salão Nobre receberam o painel que ocorreu pela manhã na Câmara dos Vereadores e vice-versa.

Nesta terça-feira (29), a Jornada continuará no Salão Nobre e na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Na quarta-feira (30), as atividades serão realizadas na Casa de Cultura e na Câmara de Vereadores. Na quinta (31) e sexta-feira (1°), os profissionais de apoio escolar estarão a disposição das escolas, onde receberão o conteúdo via e-mail.


Programação da 1ª Jornada Formativa de Inclusão e Educação 2025
Salão Nobre: Terça-feira (manhã e tarde)
Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya: Terça, quarta-feira (manhã e tarde)
Câmara de Vereadores: Quarta-feira (manhã e tarde)

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

18

Leia notícias relacionadas