Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Fisioterapia indicada pela rede municipal passa a ser realizada apenas em Esteio

01/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

A partir desta sexta-feira (1º), todas as pessoas que precisarem fazer fisioterapia indicadas pelos médicos das unidades básicas de saúde (UBSs) de Esteio realizarão as sessões na Umedic, clínica que fica na Avenida Padre Claret, 143, no Centro.

Atualmente, muitos pacientes eram direcionados também para clínicas em Canoas e Sapucaia do Sul, o que dificultava o tratamento para algumas pessoas que tinham dificuldades de deslocar aos municípios vizinhos. A mudança foi possível graças a um novo contrato que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) assinou com a prestadora do serviço, após processo licitatório.

Para o prefeito Felipe Costella, a mudança significa um avanço.  “Esse é um passo importante que o Município dá para garantir agilidade, conforto e dignidade no atendimento a nossa população”, afirmou em vídeos publicados em suas redes sociais. “A gente segue firme com nosso compromisso de fortalecer a saúde pública e cuidar daqueles que mais precisam, sempre com olhar atento, humano e cada vez mais eficiente”, completou.

Quem concorda com o prefeito é Paulo Soares, 54 anos, que foi aposentado por invalidez. Durante dois meses, ele não conseguiu fazer as sessões de fisioterapia que precisa para evitar que a consequências da distrofia miotônica se agravem porque tinha dificuldade para se deslocar às cidades vizinhas. Ele aguardou uma vaga na Umedic, que já atendia pacientes enviados pela SMS, e no último dia 25, voltou ao tratamento. “Naquele momento, disseram que só teria sessões em Sapucaia e Canoas. Então eu esperei”, contou. “Agora vai melhorar bastante pra quem necessita. Não será mais preciso gastar com trem”, ressaltou. “E os fisioterapeutas daqui são bons”, elogiou, enquanto fazia uma sessão na manhã desta sexta-feira.

Outra que aprovou a medida foi a aposentada Maria Guerini, 75 anos. “Hoje eu vou na doutora de novo para me autorizar mais sessões”, disse. “É ótimo saber que continuarei a fisioterapia na minha cidade”, comentou a moradora do Centro.


Fluxo
O fluxo de atendimento para quem precisa fazer fisioterapia começa na UBS de referência do paciente (aquela mais perto de casa). Durante a consulta, caso entenda ser necessário, o médico solicita uma avaliação fisioterapêutica na clínica, que é agendada na recepção do “posto de saúde” através de sistema.

Na clínica, o paciente é avaliado por um fisioterapeuta, que é responsável por indicar os melhores exercícios para cada caso e acompanhar as 10 sessões iniciais.

Passadas as 10 sessões, os profissionais podem renovar por mais 10 ou, em casos neurológicos e pós-operatório recente, por mais 20.

Após isso, é necessário voltar ao médico na UBS para encaminhar a continuidade do tratamento se necessário.

De acordo com a SMS, serão fornecidas até 540 avaliações por mês. Até o final de junho, mais de 41,5 mil sessões de fisioterapia foram realizadas em pacientes esteienses, tanto na Umedic, quanto nas clínicas de Canoas e Sapucaia do Sul e em outra empresa de Esteio que pediu descredenciamento.

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

12

Leia notícias relacionadas