Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Gabinete da Primeira-dama

Pedágio do Agosto Lilás em Esteio acontece no dia 16 de agosto

06/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura de Esteio realiza, ao longo do mês de agosto, o Pedágio do Agosto Lilás, uma importante ação de conscientização que integra a campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa é promovida pelo Gabinete da Primeira-Dama, em parceria com a Rede Lilás e diversos órgãos da rede de proteção, como a Secretaria Municipal de Cidadania e a Polícia Civil.

O objetivo da ação é claro e urgente: informar, sensibilizar e mobilizar a população. Durante o pedágio, que acontece no dia 16 em pontos estratégicos da cidade, a comunidade vai receber materiais informativos, fitas lilás, que são o símbolo da campanha, e será convidada a participar de abordagens educativas, com mensagens de apoio e orientação sobre o combate à violência.

Entre os principais focos da ação estão a divulgação dos canais de denúncia, a identificação dos sinais de violência, o fortalecimento da rede de apoio e o incentivo à participação ativa da sociedade na defesa dos direitos das mulheres.

De acordo com a primeira-dama de Esteio, Gabriela Fidellis, é justamente no contato direto com a população que reside o poder transformador da campanha. “Essa ação é fundamental para que a informação chegue a quem mais precisa. Muitas vezes, uma palavra de apoio ou um folheto entregue no pedágio pode ser o início de uma nova história para uma mulher em situação de violência. Precisamos estar unidos e atentos. A Rede Lilás é para todas e todos”, reforça.

O Pedágio do Agosto Lilás é aberto a toda a comunidade. Servidores públicos, voluntários da rede de apoio e qualquer pessoa interessada em somar forças na luta contra a violência de gênero podem participar. A ideia é simples, mas poderosa: se cada um fizer a sua parte, mais mulheres estarão protegidas.


Denunciar salva vidas
A Prefeitura de Esteio convida todos a abraçarem essa causa. Informação, apoio e empatia também são formas de proteção. A participação de cada cidadão é fundamental. Caso perceba ou suspeite de qualquer caso de violência contra a mulher, denuncie imediatamente.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 180, que funciona 24 horas, de forma gratuita e sigilosa, ou pelo telefone do Plantão dos Direitos Humanos (51) 99749-3654. Em caso de emergências, a Brigada Militar deve ser acionada pelo telefone 190.
 

Editoriais

Gabinete da Primeira-dama

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas