Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Segurança Pública

Guarda Municipal realiza palestra sobre segurança nas escolas para alunos da Emeb Oswaldo Aranha

11/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

Na manhã desta segunda-feira (11), os agentes da Guarda Municipal (GM) Rodrigo Pinedo e Alexandre Frydrich realizaram, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, uma palestra sobre segurança nas escolas para alunos de quatro turmas do sexto ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Oswaldo Aranha. O objetivo da ação é aproximar os alunos, pais e corpo docente à GM e prevenir atos infracionais por parte dos estudantes.

Os agentes abordaram junto aos alunos tópicos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), onde apresentaram os direitos e deveres, como também as medidas socioeducativas que são aplicáveis para adolescentes entre 12 e 18 anos de idade para diversos atos considerados infracionais, como problemas de comportamento, bullying, cyberbullying, brigas e vandalismo, entre outros. Os servidores falaram, também, sobre o papel do estado e do corpo docente escolar com os alunos. Além da parte teórica, também foram passados vídeos de alunos cometendo atos infracionais e a explicação de punições cabíveis.

O agente Pinedo chamou a atenção dos alunos para o respeito com os professores e destacou que eles são a autoridade no ambiente escolar. “Agora nós pedimos silêncio e todo mundo presta atenção. Por que na sala de aula o professor precisa repetir 20 vezes a mesma coisa? A autoridade que o professor tem para chamar uma viatura para conduzir vocês por um desacato é a mesma que nós, guardas municipais, temos no dia a dia”, frisou. “Não existe diferença nenhuma de autoridade entre nós, guardas, e os professores em relação a vocês”, ressaltou Pinedo.

Frydich instigou os alunos a pensarem sobre o que pode e não pode nas escolas, desde atos pequenos de vandalismo a objetos transportados pelos estudantes. “Pode fazer uso de facas e lâminas dentro da escola? O aluno que for flagrado com esse tipo de material terá responsabilidades”, ressaltou Frydrich. “O uso de simulacros de arma de fogo, como uma arma de brinquedo, também pode receber punição por ato infracional. Isso pode ter consequências como o início de uma briga e escalar para um homicídio ou suicídio”, alertou.

Com a atividade desta segunda-feira, a GM, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMS), já realizou 31 palestras voltadas para alunos de 63 turmas de oito escolas de Esteio, além de duas palestras sobre violência doméstica para mães de alunos de duas escolas. Os agentes trataram, também, sobre cigarro eletrônico e fumo e sobre bullying e vandalismo. A meta da pasta para o ano era realizar 36 palestras, mas esse número pode ser ultrapassado conforme oportunidade.

Escolas que tiverem interesse em receber uma atividade pode entrar em contato com a GM pelo telefone/WhatsApp  (51) 98443-2269.

Editoriais

Segurança Pública

Compartilhe:

de

10

Leia notícias relacionadas