Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Obras da nova sede do Cerpics avançam no Galvany Guedes

15/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rosiele de Mello

Quem frequenta o Parque Galvany Guedes, no Bairro Jardim Planalto, está acompanhando a evolução das obras de um prédio com mais de 700 metros quadrados que, quando concluído,  será a nova sede do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (Cerpics).

A estrutura, com cerca de 800 metros quadrados, terá 20 salas para atendimento, sendo duas para grupos de Ioga, espaços ao ar livre e cobertos para atividades diversas.

Na tarde desta sexta-feira (15), equipes da Animo Engenharia e Construção Ltda., empreiteira contratada por licitação, trabalhavam na construção das paredes de tijolos e na concretagem das colunas.

O projeto conta com 96 estacas de fundação. Sobre elas, foram instaladas vigas de concreto e levantadas paredes que já chegam a metade da altura prevista. A próxima fase será a continuidade da alvenaria e a concretagem das vigas superiores. De acordo com a Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), cerca de 10% das obras já foram realizadas.

A Prefeitura de Esteio está investindo cerca de R$ 1,2 milhão no projeto.


Cerpics
Administrado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Cerpics, localizado, atualmente, na Rua dos Ferroviários, 335, junto ao Centro de Atenção Psicossocial Aquarela (Caps II), foi inaugurado em outubro de 2019. O espaço proporciona, gratuitamente, aos pacientes sessões de acupuntura, massoterapia, ioga, auriculoterapia, reiki, fitoterapia e cromoterapia. Somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 8.154 atendimentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, essas atividades são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta a adoção delas nos sistemas nacionais de saúde, como o SUS, que já utiliza esses recursos desde 2006. É importante ressaltar que as práticas integrativas e complementares, como o próprio nome diz, não substituem o tratamento tradicional. Elas são um adicional, um complemento no tratamento e indicadas por profissionais específicos conforme a necessidade de cada caso.

Para acupuntura, é necessário receber encaminhamento de médico de uma unidade básica de saúde (UBS). Para as demais terapias, basta procurar o espaço para agendar horário (pacientes com problemas circulatórios, como varizes, que desejam fazer massoterapia precisam passar por avaliação médica).
 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

8

Leia notícias relacionadas