Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Parceria da Prefeitura com Feevale é um dos destaques da Expointer

01/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha e Djalma Corrêa Pacheco

Um espaço para fomentar empresas e profissionais para a criação de soluções para o agronegócio é um dos destaques da 48ª Expointer, que começou no último sábado (30) no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

O Agro Inovar RS, que está sendo realizado no Hub Agro, localizado ao lado da Casa de Esteio, receberá o público até o próximo domingo (7), das 8h às 20h, oferecendo uma experiência imersiva em inovação, negócios e networking. A parceria entre a Prefeitura Municipal de Esteio e a Universidade Feevale promete ser a principal arena de inovação do agronegócio do estado.

Em sua fala na solenidade de abertura das atividades, na tarde de sábado, o prefeito Felipe Costella pontuou os grandes desafios do setor e falou da importância do espaço. “Aqui dentro, teremos startups que vão desenvolver soluções inovadoras e tecnológicas, e isso justifica a parceria e a presença da Universidade Feevale. O nosso desafio é estabelecer essas parcerias, em que as dores do município sejam sanadas com o desenvolvimento das soluções técnicas e inteligentes”, salientou.

A cerimônia de abertura do Hub Agro contou com as presenças, também, do reitor da Feevale, José Paulo da Rosa; do presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Marcelo Clark Alves; e da diretora de Inovação da universidade, Manuela Bruxel, além de secretários municipais, vereadores e representantes da instituição hamburguense. “Aqui nós vamos tratar temas como tecnologia e inovação, financiamento para o agro, pecuária e agricultura. É isso que vamos discutir ao longo da semana, também estimulando novos empreendedores, por meio dos pitches e da seleção de startups. O Agro Inovar potencializa o Hub Agro, mas esse espaço permanece aqui ao longo do ano, com parcerias e cooperação entre a Universidade e a prefeitura de Esteio, fomentando as ações do setor”, explicou o reitor.

Após, o espaço recebeu as duas primeiras atividades do Agro Inovar RS, que reuniram um grande público: harmonização de queijos e espumantes e conexão entre arenas de inovação.


Parceria 
Com patrocínio do Banrisul, BRDE e Ebatec, que reforçam a união entre academia, poder público e iniciativa privada para fomentar o desenvolvimento do setor, o Agro Inovar oferecerá uma série de atividades abertas ao público entre 9h e 18h, com destaque para as palestras à tarde.

O projeto busca consolidar o Rio Grande do Sul como referência nacional em inovação para o agronegócio. Em sua essência, o projeto convida empresários, produtores, startups, investidores e instituições a cocriar o futuro do setor, unindo conhecimento e tecnologia para transformar desafios em oportunidades.

Além de proporcionar oportunidades de networking, o Agro Inovar RS deverá potencializar investimentos em inovação tecnológica. Durante os nove dias de feira, os participantes terão acesso também a painéis e debates conduzidos por experts e grandes players do mercado. O propósito é conectar a vanguarda da tecnologia com a tradição e força do setor agropecuário, promovendo um desenvolvimento sustentável tanto para áreas rurais quanto urbanas.

As atrações serão voltadas ao público em geral, em especial, empresários rurais e urbanos, integrantes do poder público, parques, hubs e startups, bem como agricultores e pecuaristas em busca de soluções. Os painéis e palestras reunirão especialistas, empreendedores e lideranças para debater temas de grande relevância para o setor. Para estruturar os conteúdos, o Agro Inovar RS apresenta quatro grandes eixos temáticos, que norteiam sua programação:
Educação e formação profissional
- Integração entre eventos de inovação 
- Formação profissional no agro: o veterinário do futuro
- Ensino e atualização técnica para o setor

Inovação e startups
- Mapeamento de startups e ecossistema de inovação no RS 
- Tecnologias e soluções para o setor
- Novas soluções para antigos desafios no mercado pet
- Identificação eletrônica animal: aplicabilidade em diferentes espécies

Protagonismo feminino no agro
- Empreendedorismo feminino no agro e liderança
- Mulheres no agro e inteligência artificial (IA)
- Encontro das primeiras-damas

Tecnologia, sustentabilidade e soluções práticas
- Plano de forragem hidropônica: nutrição de rebanhos por hidroponia
- Integração campo-cidade e soluções para o futuro sustentável


Agenda movimentada
A inauguração do Agro Inovar RS foi uma das tantas agendas do prefeito Felipe Costella no primeiro final de semana da maior feira agropecuária da América Latina.

Às 8h, ao lado do titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, e de outras lideranças que dirigem as entidades copromotoras da Expointer, Felipe participou da abertura oficial dos portões. Em seguida, depois de uma série de entrevistas para veículos de imprensa, o prefeito recebeu os organizadores da Feira em uma café da manhã na Casa de Esteio.

Participação em programas de rádio e TV, almoço e jantares com representantes de entidades, visita a estandes, reuniões e recepção de autoridades na Casa de Esteio são algumas das atividades do chefe do Executivo Municipal durante os nove dias de evento, período em que o Gabinete do Prefeito é “transferido” para o Parque Assis Brasil.


Agro Inovar RS – Arena de Inovação do Agronegócio
Quando: Até domingo (7), das 9h às 18h, na 48ª Expointer
Onde: Hub Agro – Parque de Exposições Assis Brasil
Realização: Prefeitura de Esteio e Universidade Feevale
Patrocínio: Banrisul, BRDE e Ebatec

Editoriais

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Compartilhe:

de

27

Leia notícias relacionadas