Notícias
Cultura, Esporte e Lazer
Semana da Pátria tem início com acendimento da Pira no Parque de Exposições Assis Brasil
01/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rosiele de Mello
Em solenidade realizada em frente à Casa de Esteio no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, o prefeito Felipe Costella acendeu, na tarde desta segunda-feira (1º), a Pira da Pátria esteiense, marcando oficialmente a abertura das comemorações da Semana da Pátria no município. A solenidade ocorreu durante a 48ª Expointer e contou com apresentação da Banda Municipal de Esteio.
O Fogo Simbólico foi conduzido até o local por atletas da Associação de Corredores de Rua de Esteio (Acores). O representante do grupo Paulo Henrique Palique entregou a Chama da Pátria ao prefeito para o acendimento.
Durante o ato, Felipe destacou a importância simbólica do momento e reforçou o espírito cívico da data. “A Semana da Pátria não representa apenas a corrida ou a Pira, mas todo um simbolismo que fortalece nosso patriotismo e a crença de que é possível construir um país melhor, a partir das pequenas transformações em nossas cidades e comunidades”, afirmou.
A cerimônia também contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Brayon Marques, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Luz, e dos vereadores Claudinho Duzik, Luciano Batistello, Eliézer Machado e Dalen Oliveira.
Desfile Cívico
A pira móvel, estrutura de aço que substituiu a pira fixa instalada em frente à sede da Prefeitura, permanecerá no Parque Assis Brasil até domingo (7).
De lá, será levada para o Desfile Cívico de Esteio, que será realizado na Rua Padre Felipe, próximo à Praça Coração de Maria, com participação de escolas municipais, instituições militares, forças de segurança, grupos de escoteiros, ONGs, projetos sociais, culturais e esportivos, órgãos da Administração Municipal e cavalarianos.
Tradicionalmente realizado na Avenida Presidente Vargas, o desfile foi transferido neste ano para a Rua Padre Felipe, no Centro, devido ao aumento do fluxo de veículos na região em razão da Expointer.
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
21