Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Livro sobre imigração alemã em Esteio é lançado na reunião mensal com diretores de escolas

09/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

Na manhã desta terça-feira (9), durante o Café com Diretores realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio, foi feito o lançamento do livro “Esteio (re) descobrindo identidades – Parte 1: Teuto-brasileiros”, dos escritores Christine Graebin Roll e Denis Gerson Simões, obra financiada com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Esteio (Funproarte).

Natural de Esteio e residente no Município, Christine, que tem ascendência alemã, falou da alegria de tratar sobre o tema e sobre os motivos de pesquisar as etnias que formaram Esteio e a Região Metropolitana. “Os livros que nós já temos falam mais sobre os emancipacionistas e sobre as histórias dos governos. Então sentimos falta da pessoa comum, quem somos nós no Esteio”, disse. “E nesse pensamento nós nos propomos a pesquisar as identidades que formaram o nosso município”, ressaltou.

Cada escola municipal recebeu um exemplar físico com propostas para uso dos professores nos anos iniciais. O livro também estará disponível na Biblioteca Municipal Rui Barbosa, que fica na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900). A segunda etapa do projeto será a realização de oficinas de danças típicas alemãs com professores e turmas das escolas na Casa de Cultura.


Muitas histórias
O projeto estudou os costumes, danças e influências da etnia alemã no município, como também as histórias das pessoas que vieram para Esteio através de São Leopoldo. “De onde vieram as esferas da Expointer? Em 1970, no processo de reconstrução da imagem da Alemanha, era muito comum na Europa utilizarem esferas para levarem produtos à exposição”, contou. “Quatro esferas vieram para São Paulo. Depois, foram para Caxias, na Festa da Uva. E, por fim, na Expointer. Aqui ficaram três delas, quando o governo alemão decidiu doar para o Rio Grande do Sul em comemoração aos 150 anos de imigração alemã à época. A partir de 1973, passaram a fazer parte do Parque Assis Brasil”, continuou, ressaltando que um dos maiores símbolos da cidade tem origem alemã.

O objetivo dos desenvolvedores do projeto, que inclui, também, a jornalista Ana Rosa, é abarcar, também, a história das outras etnias que formaram Esteio.


Dia dos Professores
Na abertura da reunião e antes do lançamento do livro, o prefeito Felipe Costella fez uso da fala e, também, pediu para a titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Rosemary Kennedy, ler o documento que estava dentro da pasta que o prefeito carregava; e perguntou se deveria assinar ou não.

Tratava-se de um decreto que institui o dia 15 de outubro, Dia dos Professores, como ponto facultativo nas escolas da rede municipal e na sede da SME. “Esse decreto não é um presente e nem favor. Isso é uma retribuição pelo trabalho de vocês”, disse. “Um trabalho que proporciona os índices que temos alcançado, que são importantes para a nossa comunidade como um todo”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal, pouco antes de assinar o documento

No encontro, também foi realizada a apresentação dos resultados parciais de primeiro e segundo ano da avaliação II do Pacto pela alfabetização de Esteio.

Realizado uma vez por mês, o Café com Diretores, que teve início este ano, é uma reunião de trabalho entre prefeito e os integrantes das direções das escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e de Educação Básica (Emebs). No encontro, são tratados assuntos importantes para a execução das políticas públicas de educação nas instituições. Eventualmente, diretores da rede privada também participam da atividade. 

O vice-prefeito Rafael Figliero também participou do encontro.

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

15

Leia notícias relacionadas