Notícias
Governança e Gestão
Saúde mental é tema de capacitação voltada para servidores municipais
26/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
A Escola de Gestão Pública (EGP), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), promoveu, na manhã desta sexta-feira (26), a quinta capacitação do Programa Qualidade de Vida no Trabalho. Com o tema “Saúde mental: melhor ferramenta de trabalho”, a atividade foi conduzida pela psicóloga clínica Anelise Feistler no Salão Nobre da Prefeitura.
No início, a profissional pediu para que os servidores mandassem a mensagem “76, 4 anos” no WhatsApp para quem poderia ter participado da palestra e não compareceu. O número representa a expectativa de vida do brasileiro, de acordo com dados de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Com a idade que vocês estão agora, sabendo da expectativa de vida, estão felizes com a situação atual da vida?”, perguntou, chamando-lhes à reflexão.
A psicóloga apresentou algumas pesquisas pessoais que mostravam o que fazia as pessoas seguirem a vida, mesmo com dificuldades, e falou, também, sobre alguns transtornos de saúde mental, como a ansiedade e depressão, entre outros tópicos.
Voltado aos servidores públicos municipais esteienses, o programa Qualidade de Vida no Trabalho teve início no dia 30 de abril com uma palestra sobre “Promoção de inclusão e diversidade no ambiente de trabalho”. As três últimas capacitações foram sobre “Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal”, “Prevenção de Doenças Ocupacionais e Dores Crônicas” e “Gestão de Conflitos no Trabalho”.
Mais um encontro está previsto até o fim do ano com tema a ser definido conforme demanda dos servidores.
A EGP
As atividades da EGP, instituída pela Lei Municipal 6957/2018, podem ser presenciais ou a distância (EAD). Elas têm como público-alvo os servidores públicos ativos da Administração Direta, cargos em comissão, estagiários e contratos emergenciais da Prefeitura, mas também podem ser abertas ao público externo, que recebem certificados de conclusão.
A EGP pode trabalhar com educadores externos, por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos, e internos, com servidores municipais devidamente capacitados no curso de Formação de Educadores, que será fornecido pela EGP.
A previsão do órgão é oferecer mais de 160 horas de capacitações em 2025, o dobro da meta estipulada para o ano e quase o dobro das realizadas em 2024 (83 horas).
Quando da oferta de novas atividades, os servidores recebem um memorando informando sobre a atividade e orientações de como fazer as inscrições. Algumas capacitações a distância estão sempre disponíveis para os funcionários municipais através de portal interno.
Editoriais
Governança e Gestão
Compartilhe:
de
8