Notícias
Educação
Femuci e ORE iniciam com exposições de pesquisas científicas e disputas de robótica
08/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
A 33ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci) e a 4ª Olimpíada de Robótica de Esteio (ORE) iniciaram na manhã desta quarta-feira (8) no Pavilhão do Artesanato, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, no Bairro Novo Esteio.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SME), tem como objetivo fomentar a pesquisa científica e propostas tecnológicas por parte dos estudantes, bem como a divulgação dos trabalhos produzidos pelos alunos com possibilidades de inovação e melhoria da qualidade de vida.
Na solenidade de abertura, o prefeito Felipe Costella parabenizou os estudantes e educadores pelas exposições. “Aqui, nós vemos a infinidade de ideias e objetivos que podemos alcançar com as propostas expostas”, disse. “Os educadores que aqui estão, sejam diretores, professores e orientadores, são os impulsionadores da educação. O nosso município investe cerca de 35% do orçamento nesta área, porque acreditamos que educação se faz com a qualificação dos servidores, com propostas e com coração”, ressaltou.
Para a titular da SME, Rosemary Kennedy, a Femuci e a ORE são importantes para o desenvolvimento do potencial e habilidade para a iniciação científica. “São trabalhos que, de fato, as crianças iniciam no campo da pesquisa, elas criam hipóteses baseadas em suas descobertas com apoio de seus professores”, destacou.
Também fez uso da fala, o presidente da Câmara dos Vereadores, Fernando Luz. Estiveram presentes na abertura, ainda, o vice-prefeito Rafael Figliero, os vereadores Guilherme Welter e Protetora Dalen Oliveira.
A abertura contou, ainda, com apresentações da Banda Municipal de Esteio e da Banda Eva e os Karnais, formada por servidores da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Eva Karnal.
Alimentação e saúde
As alunas do nono ano da Emeb Oswaldo Aranha Brenda Ferreira, 15 anos, moradora do Centro, Lívia Mattos e Rafaela Rodrigues, ambas de 14 anos e moradoras do Bairro Novo Esteio, expuseram um trabalho sobre “O impacto dos alimentos ultraprocessados na educação infantil”.
Elas fizeram pesquisas sobre alimentação com alunos de turmas do primeiro ao quinto ano da escola onde estudam e usaram algumas turmas como grupo experimental. Após ações de conscientização, as pesquisadoras perceberam resultados na mudança de alimentação nos horários de lanches.
Para Rafaela, a justificativa da pesquisa é a importância da saúde das crianças. “A alimentação saudável muda o futuro das crianças, principalmente pelo hábito de comer frutas, verduras e outros alimentos”, disse.
Brenda explicou os problemas do uso precoce de alimentos ultraprocessados na infância. “Podem causar obesidade no futuro, doenças cardiovasculares em adultos”, comentou.
De acordo com Lívia, as empresas utilizam diversos mecanismos publicitários para vendas desses produtos ao público infantil. “Eles são colocados nas prateleiras mais baixas com embalagens chamativas, além do uso de desenhos animados e brindes de brinquedos”, ressaltou.
Excesso do uso de redes sociais
Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio João Pedrozo, 17 anos, morador do Bairro Parque Amador, e Maria Eduarda de Souza, 17 anos,que vive em Sapucaia do Sul, estudantes do Colégio Estadual Augusto Meyer, apresentaram uma pesquisa sobre os prejuízos do uso excessivo das redes sociais.
Eles abordaram principalmente o que chamaram de “vício oculto”, quando o indivíduo não percebe que está há muito tempo com o celular e adiando atividades básicas, como o ato de dormir. “Nós queremos alertar sobre os problemas desse uso excessivo”, disse João. “Tendo em vista os nossos resultados; entrevistando psicólogos, alunos e moradores da cidade, percebemos que todos possuem esse hábito que chamamos de vício oculto”, comentou Maria. “A nossa ideia é conscientizar através de palestras e anúncios em lugares públicos. E mais pra frente pretendemos fazer um aplicativo de monitoramento do tempo de celular”, contou a estudante.
Sobre o evento
Mais de 160 trabalhos de estudantes das 32 escolas da rede municipal, junto de instituições da rede estadual, privada e convidadas de Esteio e dos municípios de Arroio do Meio, Feliz, Flores da Cunha, Maratá, Nova Petrópolis, Nova Santa Rita, Presidente Lucena, São José do Sul, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, estão sendo expostos na Femuci
Avaliadores estão visitando os estandes da Femuci e do Espaço Criativo da ORE fazendo anotações sobre os diversos trabalhos expostos.
Para a 33ª Femuci, serão dados prêmios para primeiro, segundo e terceiro lugar em cada uma das oito categorias (Educação Infantil; Ensino Fundamental – 1º ao 3º ano; Ensino Fundamental – 4º ao 6º ano; Ensino Fundamental – 7º ao 9º ano; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino Médio e/ou Técnico; Internacionalização; e Educação Especial e Inclusiva).
A 4ª ORE, que valoriza a prática de robótica nas escolas de Esteio, está dividida em cinco categorias que são Baby (Berçário, Maternal e Pré-Escola); Kids (1º, 2º e 3º anos); Júnior (4º, 5º e 6º anos); Teenager (7º, 8º, 9º anos e Programa Horizontes); e Flying (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA). Os primeiros lugares de cada categoria receberão troféus. O restante dos participantes receberão medalhas em reconhecimento à sua participação.
A solenidade de premiação será nesta quinta-feira (9) às 14h.
33ª Femuci/ 4ª ORE
Quando: Quarta (8) e quinta-feira (9)
Onde: Pavilhão Pavilhão do Artesanato do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Programação
Femuci
Quarta-feira (8)
Até as 18h - Exposição e avaliação de trabalhos
Quinta-feira (9)
Das 8h15min às 12h - Exposição e avaliação de trabalhos
Das 13h30min às 14h - Apresentação do Studio de Dança La Flore
14h - Solenidade de premiação (Juntamente com a 4ª ORE)
ORE
Quarta-feira (8)
15h30min - Início das apresentações e avaliações das categorias 1 e 2
18h - Fim das atividades no Espaço Criativo
Quinta-feira (9)
7h30min - Continuação das atividades no Espaço Criativo (ajustes finais)
8h30min - Início das apresentações e avaliações das categorias 3, 4 e 5
14h - Solenidade de premiação (Juntamente com a 33ª Femuci)
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
84