Cultura, Esporte e Lazer

Negritude é campeã do Desfile de Carnaval de Esteio

05/04/2023

Depois de momentos de muita ansiedade e tensão durante a apuração, realizada na noite desta terça-feira (4) na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, a Sociedade Recreativa Beneficente e Carnavalesca Negritude soltou o grito de “é campeã” do desfile de Carnaval de Esteio. A escola fundada em 2018, que tem como cores o amarelo e o preto, conquistou, ainda, troféus em três quesitos: Tema Enredo, Fantasia e Alegorias e Adereços. Com o título, a agremiação conquistou um prêmio de R$ 12 mil.

A Negritude levou para a passarela montada no Parque de Exposições Assis Brasil, na noite do último sábado (1º), uma homenagem a Luiz Gonzaga, cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano, um dos maiores nomes da música brasileira, que ficou conhecido como Rei do Baião.

O segundo lugar ficou com a Mocidade Independente do Jardim Planalto, que tinha como enredo “Circo da Mocidade no Picadeiro da Vida”. A Sociedade Esportiva e Recreativa Salgueiro, que falou sobre a lenda da sereia de Angola, ficou em terceiro lugar, mas afirmou que vai entrar com recursos, pois não aceitou o desconto de pontos atribuído por entrar atrasada na avenida. Se a Comissão Avaliadora aceitar os argumentos, o troféu de vice-campeão e os R$ 8 mil de premiação trocam de mãos. O resultado do recurso ainda não tem prazo definido para ser divulgado.

As quatro escolas de samba de Esteio que participaram do desfile de sábado receberam R$ 20 mil da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), através do Fundo Municipal de Cultura (FMC) para preparar a apresentação. O evento, que teve produção da Tri Produtora, patrocínio das empresas InBetta, RodOil, Macromix Atacado e Ciapetro e incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, foi encerrado com uma apresentação da Banda Saldanha, uma das mais tradicionais do Brasil.

Resultado do Carnaval de Esteio
Campeã: Negritude