Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Nova UBS de Esteio agrada moradores da região do Bairro Jardim Planalto

12/04/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

A aposentada Júlia Maria de Souza, 71 anos, foi na manhã desta quarta-feira (12) à Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre André Carbonera para sua primeira consulta no novo “posto de saúde” esteiense. 

Com problemas de coração e diabetes, ela era atendida na UBS Jardim Planalto periodicamente, através de agendamento prévio. Agora, assim como cerca da metade dos moradores da região, Dona Júlia passou a ser “referenciada” na UBS inaugurada no final da manhã desta terça-feira (11). “Os dois postos ficam à mesma distância de minha casa. Não muda nada quanto a isso. Mas aqui eu estou vendo que tem mais espaço, está tudo novinho. Está muito bonito e organizado”, comentou, a viúva enquanto aguardava ser chamada pela médica Dayany Mendes. Depois, a aposentada aproveitou, também, para ser vacinada contra a gripe, já disponível na UBS, assim como todos os imunizantes do calendário vacinal de adultos, crianças e adolescentes.

A doutora Dayane, cubana que há sete anos reside em Esteio e veio para a cidade através do programa Mais Médicos, também gostou da nova casa. Até a última segunda-feira (10) ela atendia na UBS Pedreira. Agora, passou a ser um dos 20 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde que estão trabalhando na UBS Padre André Carbonera. “Está tudo muito lindo”, disse a profissional enquanto se preparava para atender Dona Júlia.

Quem também foi à UBS Padre André nesta quarta-feira para ser vacinado dentro da Campanha Nacional contra a Influenza foi o serígrafo Paulo Moni de Borba, 60 anos. Para ele, a distância em ralação à UBS Jardim Planalto diminuiu um pouco, mas isso não foi o principal motivo para elogiar o novo equipamento de saúde pública. “Aqui ficou muito bom. Era um prédio que já tinha servido para várias coisas e acho que deram um melhor uso para ele, com a instalação da unidade básica de saúde. Está aprovado”, comentou.


Sala de vacinação
A UBS Padre André Carbonera fica junto ao Parque Galvany Guedes (Avenida Porto Alegre, 505). Atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, exceto nas terças-feiras a partir das 15h, quando ocorre a reunião de equipe e o posto de saúde é fechado ao público externo.

A vacinação contra a covid-19 ocorre nas quartas e sextas-feiras. O imunizante contra a influenza, voltado a um público específico (veja abaixo), e as demais vacinas do calendário vacinal são aplicadas todos os dias, com exceção daquela que protege contra a febre amarela, que só é feita nas terças-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 15h.


Estrutura
Com área total de 507 metros quadrados, a UBS Padre André Carbonera, que homenageia um religioso que foi bastante conhecido e atuante em Esteio, tem dois consultórios médicos, um odontológico e um ginecológico. Além disso, conta com áreas necessárias para a prestação de serviços, como ambulatório e salas de curativos, de vacina, de espera, de acolhimento, de expurgo e de esterilização, bem como espaços administrativos, para reuniões, para descanso de funcionários, almoxarifado e banheiros com acessibilidade, entre outros.

O equipamento foi instalado onde antigamente funcionaram as secretarias municipais de Segurança e Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente. O prédio passou por uma ampla reforma, com intervenções como troca de todas as esquadrias internas e externas, do piso e do forro; instalação de divisórias de gesso, sanitários e novas redes hidráulica, elétrica e lógica; e construção de uma área coberta. O prédio recebeu novas pinturas, externas e internas, e também foi cercado com tela. Foram investidos R$ 490,2 mil na reforma. Além disso, foram investidos mais R$ 135 mil em equipamentos e materiais, recursos próprios da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A UBS Padre André Carbonera passa a atender cerca de metade da população hoje referenciada na UBS Jardim Planalto. Para isso, duas equipes de Estratégia de Saúde da Família foram alocadas na nova unidade (equipes Boqueirão e Das Américas). As outras duas (Santo Inácio e Jardim Planalto) continuam no antigo posto de saúde. Ao todo, são 20 profissionais atuando na nova UBS entre médicos, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e pessoal da área administrativa, entre outros servidores.


Melhorias constantes
Nos últimos seis anos e quatro meses, a Secretaria Municipal da Saúde tem qualificado a rede de atendimento à população. Além da UBS Padre André, foram inauguradas estruturas como o Centro Integrado de Atendimentos em Saúde (Cias), a UBS Parque do Sabiá, o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (Cerpics) e o Centro Administrativo da Saúde, sede da SMS na Avenida Padre Claret.

Atualmente, a SMS trabalha na reforma e ampliação da UBS Cruzeiro, no Bairro São José, que terá área ampliada em quase 100m², e em ações de revitalização nas UBSs Centro, Planalto, Primavera/Caic e Votorantim.

As UBSs Pedreira, Planalto, Primavera/Caic, Novo Esteio e Esperança também foram reformadas e ampliadas, e as UBSs Votorantim, Claret e Centro passaram por projetos de reformas.

Além disso, estruturas como os centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) e Infância e Juventude (Caps IJ), Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE) e a UBS Tamandaré trocaram de local, qualificando atendimento à população e oportunizando melhores condições de trabalho aos profissionais.

A melhoria também pode ser confirmada com o número de atendimentos médicos, que aumentou 41,86% na comparação com 2016. Naquele ano, foram 81,7 mil consultas com clínicos gerais, pediatras e ginecologistas. No ano passado, foram 115,9 mil.


Vacinação contra a Influenza
Quando: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min (exceto nas terças-feiras, a partir das 15h)

Quem pode receber: Pessoas com 60 anos ou mais; crianças entre seis meses a cinco anos de idade; profissionais da saúde; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade; trabalhadores portuários e povos indígenas


Vacinação contra a covid-19
Quando: Quarta e sexta-feira, 8h às 12h e das 13h às 16h30min
Quem pode receber a vacina
Monovalente (primeira a quarta dose): Pessoas de 12 anos a 69 anos

Bivalente (quinta dose): Pessoas com comorbidades* entre 12 e 59 anos, idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos**, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência e trabalhadores da saúde

*Comorbidades
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonal e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
- Doença renal crônica
- Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down e outras síndromes genéticas
- Doença hepática crônica


**Pessoas imunocomprometidas ou em condição de imunossupressão
- Pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea
- Pessoas vivendo com HIV (PVHIV)
- Pessoas com doenças inflamatórios imunomediadas e em uso de corticoides em doses igual ou superior a 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais – Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, igual ou superior a 2mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10kg
- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão
- Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias)
- Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise
- Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses
- Pessoas com neoplasias hematológicas

 

 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

11

Leia notícias relacionadas