Governança e Gestão
Praça do Xaxá é entregue para a comunidade da Vila Ezequiel
13/04/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco
A Praça Oswaldo Carlos Flores, no Bairro São Sebastião, ficou lotada no final da tarde desta quarta-feira (12) para a inauguração oficial do novo espaço de convivência, voltado, sobretudo, para a comunidade da Vila Ezequiel. Moradores da região e familiares, parentes e amigos do popular Xaxá, personagem conhecido por ter sido grande incentivador do esporte e que empresta nome ao novo equipamento público, foram conhecer a praça e prestar homenagem ao senhor que era amante – e professor – de futebol e tênis e sempre envolvido com projetos sociais esportivos. Tinha gente até em cima da passarela acompanhando a solenidade.
Antes mesmo das falas e da foto em frente à placa com o nome da praça, que simbolizou a entrega, adultos e, principalmente, crianças já aproveitavam a quadra de grama sintética, os bancos e os brinquedos do playground. “Nós investimos quase R$ 300 mil de recursos próprios da Administração Municipal neste espaço, porque entediamos que era importante e necessário para essa comunidade. Hoje, vendo a gurizada não conseguir se conter, jogando bola, brincando, se divertindo em todos os ambientes, a gente vê que esse investimento se justifica e vai ser muito bem utilizado por todas as famílias que moram aqui ou por aqueles que vão vir visitar vocês”, afirmou o prefeito Leonardo Pascoal durante o seu discurso de inauguração.
Pascoal lembrou que a área onde foi construída a praça estava sendo usada para descarte irregular de lixo. “Este é um momento feliz, momento de inauguração de um espaço tão aguardado por esta comunidade... comunidade a qual eu pertenço, com muito orgulho. E, junto a isso, é momento de prestarmos uma homenagem ao Xaxá”, discursou logo no início. “Ele foi uma pessoa tão querida nesta comunidade, que tanto contribuiu e que deixou legado muito bonito, não só para família, mas para todos aqueles que tiverem a oportunidade de com ele conviver. Eu tenho a felicidade de ter sido uma destas pessoas, pois convivi com ele a partir da amizade que ele nutriu ao longo de toda vida com meu pai”, contou mais adiante. “Ele nos deixou precocemente; são os desígnios de Deus. Mas fica eternizado, dando nome para este espaço e servindo de referência não só para a família e os amigos, mas para toda essa geração que precisa buscar bons exemplos, boas inspirações para que tenham um futuro melhor”, disse.
O prefeito agradeceu a toda a equipa da Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), pasta responsável pelo projeto, e a outros setores da Prefeitura que também trabalharam pela construção, e, no final, pediu apoio da comunidade para manter a praça sempre em condições de uso. “Tenho certeza que onde quer que esteja, o Xaxá está feliz com a essa entrega e vai, também, zelar por este espaço, pelas crianças e por todos que aqui estiverem. Parabéns à comunidade pela conquista e bom uso e felicidade para todos”, finalizou.
Emoção
Representando a família, Israel Bandeira Flores, filho do Xaxá, também destacou o trabalho social do pai, a preocupação do Seu Oswaldo com as crianças e a generosidade que tinha para com o próximo. “Muitas vezes as crianças iam a pedir bolinha de tênis e raquete lá em casa. Sábado, era dia do Bento, o clube do bairro, e ele batia de casa em casa para chamar as pessoas para jogar”, contou. No final, leu uma mensagem que recebeu de um ex-aluno do pai quando da morte de Xaxá. “Tivemos uma convivência bastante intensa e agradável, e muito além do tênis. Não lembro sequer de uma situação de conflito. Muito pelo contrário. Quando lembro dele, era sempre com sorriso no bolso. Ele foi uma pessoa sensacional que me ensinou muito mais de jogar tenho. Tenho muito carinho e agradecer a ele por tudo”, dizia a mensagem que Israel quase não conseguiu reler em público, tomado pela emoção.
Também fizeram uso da palavra a titular da SMGG, Lilian Haigert, e o vereador Derli Scienza, representando o Legislativo Municipal.
Grama sintética
Construída atrás da Unidade Básica de Saúde Ezequiel, a Praça do Xaxá tem cerca de 515m². A quadra esportiva, com cerca de 400m², recebeu cobertura de grama sintética. Foi o primeiro espaço do gênero no Município a ser revestido com o material, que é mais caro, mas apresenta maior durabilidade.
No entorno, foi instalado o playground, construídos passeios internos e externos e realizado o plantio de gramas e de plantas que compõem o ajardinamento. Demais intervenções, como mureta de arrimo para alinhamento com a rampa próxima à passarela, muro junto ao terreno vizinho e instalação de corrimão e de guarda-corpo também foram feitas.
Espaços públicos melhores
A qualificação dos espaços públicos de Esteio é uma das metas da Administração Municipal. Até o fim de 2024, a Prefeitura tem como meta revitalizar todas as praças de Esteio existentes.
Em 18 de dezembro, a principal praça de Esteio, a Coração de Maria, no Centro, foi entregue aos esteienses após ser totalmente reformulada. Foi a oitava praça a passar por intervenções. Em 2021, a ação foi executada nas praças Hélio Haack, no Centro, reinaugurada em fevereiro daquele ano; da Bíblia, também no Centro, cujas obras foram encerradas em maio; dos Emancipacionistas, concluída em outubro; e Emílio Massot, no Bairro Olímpica, entregue em dezembro. Em 2022, também foram reinauguradas as praças dos Tocos, no Santo Inácio (1º de julho), e da Vila Osório (11 de novembro), assim como foi criada a Praça São Floriano (dos Bombeiros), no Bairro Tamandaré (2 de dezembro).
Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) já iniciaram os trabalhos em outros dois locais: na Praça Irmão Egídio Justo, no Centro, que será totalmente revitalizada, e numa área da Rua da Paz, próximo ao Cemitério do Bairro Olímpica, que ganhará uma nova praça.
Editoriais
Governança e Gestão
Compartilhe:
de
30