Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Governança e Gestão

Política de Ciência, Tecnologia e Inovação esteiense é reconhecida com prêmio nacional

28/04/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Eduardo Baratto Leonardi

A Prefeitura de Esteio é uma das vencedoras do Prêmio InovaCidade 2023, promovido pelo Instituto Smart City Business America em reconhecimento às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A criação e implementação da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação esteiense foi um dos 32 projetos de todo o país selecionado para receber a premiação, que será entregue na abertura do Smart City Business Brazil Congress, agendada para o dia 23 de maio, às 18h30min, em São Paulo.

A política foi instituída em 2020 pela Lei Municipal nº 7.635. A norma tem como objetivos acelerar o desenvolvimento econômico, social e ambiental; incentivar as atividades tecnológicas e de inovação, bem como a produção científica; ampliar a competitividade do município e das empresas nele instaladas; cooperar para o desenvolvimento sustentável por meio da inovação; qualificar os serviços públicos municipais; integrar ações do setor público, privado e academia; fomentar o empreendedorismo de inovação; e incentivar o surgimento de startups de base tecnológica.

A lei estabeleceu três mecanismos para alcançar suas propostas. O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é responsável por auxiliar a Administração Municipal na execução e no acompanhamento dessa política. Além de representantes da Prefeitura, ele também é composto por representantes de instituições de Ensino Superior, de escolas técnicas, de associação representativa dos setores industrial, comercial e de serviços, de empresas e de parques, polos ou incubadoras tecnológicas. Em função da pandemia de covid-19, a primeira composição do grupo foi formada em julho de 2022 e o colegiado passou a se reunir no mês seguinte.

Outro mecanismo é o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele tem por finalidade apoiar planos, estudos, projetos, programas, serviços tecnológicos e de engenharia, capacitação de recursos humanos nas áreas da tecnologia e empreendedorismo de inovação, eventos e outras ações relacionadas à execução da política.

As unidades de governança estratégica compõem o terceiro mecanismo. Elas poderão ser criadas quando da implantação de projetos de longa duração em ciência, tecnologia e inovação, facilitando a articulação entre setor público, privado e acadêmico.


Aproximação entre a Administração Municipal e universidades
Desde a instituição da política, a Prefeitura firmou contratos para prestação de serviço de assessoria e incubadora tecnológica na cidade do Feevale Techpark, da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS), e para instalação no Município de unidade local da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), incubadora do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), ligada à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS). Ambas as instituições promoveram, desde 2021, seleções para incubação de empresas ou ideias de negócios em suas unidades esteienses, com 15 iniciativas selecionadas pela Feevale. A iniciativa aproxima o setor público e instituições de Ensino Superior, com oferecimento de formações e assessorias para desenvolvimento de empresas e ideias de negócios na cidade, sem custo para os empreendedores.

Para 2023, uma das Metas de Gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente é o lançamento de editais de apoio a projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Eles seguirão o mesmo modelo adotado pela Administração Municipal para concessão de recursos pelos fundos municipais de apoio à Produção Artística e Cultural de Esteio (Funproarte), às Atividades Desportivas (FMAAD) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).


Sobre o prêmio InovaCidade
O Prêmio InovaCidade é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America (SCBA) às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. São premiados projetos e iniciativas que tenham causado impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou Entidades da Sociedade Civil.

O reconhecimento será entregue na abertura oficial do Smart City Business Brazil Congress 2023, no dia 23 de maio, em São Paulo. O evento é reconhecido como um dos mais importantes eventos sobre Cidade Inteligente na América Latina. 

O SCBA é uma organização sem fins lucrativos posicionada como uma plataforma de discussão, informação, relacionamento estratégico e desenvolvimento de modelos e negócios em prol do fortalecimento do mercado e da criação de um ecossistema de cidades inteligentes. A entidade é constituída por empresas, organizações públicas e especialistas em cidades inteligentes e está presente em 11 países da América Latina, além de representação nos Estados Unidos e Espanha.

 

Editoriais

Governança e Gestão

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas